Balanço de Abertura - Simples Nacional

ZS
    🌱

Olá, boa tarde! Estou com uma dúvida referente á aula sobre Balanço de abertura. Estou com um caso que pra mim é complexo. Uma empresa do Simples Nacional, foi aberta em 05/2024 e chegou para mim no final de Setembro. Logo, não havia uma contabilidade anterior (05/2024 á 09/2024). Preciso fazer o balanço de abertura com os saldos de 30/09/2024 para começar a contabilizar ainda em 10/2024 ou devo realizar somente em janeiro de 2024? Quando este balanço de abertura é realizado, preciso enviar para a junta comercial ou não é necessário?

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

PL
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Acredito que vc deva fazer a contabilidade desde a abertura da empresa, que no caso é 05/2024, então não teoricamente um balanço de abertura, e sim, os primeiros fatos contábeis, pois em 2025 vc entregará a DEFIS referente o ano calendário de 2024 inteiro, e não somente do período de 10/2024 até 12/2024.

Espero ter ajudado!

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Zulmira, boa tarde.

O correto é fazer o balanço de abertura desde 05/2024 para que fique tudo corretamente mas se o cliente não quiser pagar por isso, faça com os valores a partir 01/09/2024. Não é necessário enviar a junta comercial, basta entregar a DEFIS ano que vem.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.