Balanço Patrimonial

TR
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde, 

Recebi de um novo cliente uma balanço, onde há uma distribuição de lucros por antecipação no valor de 120 mil, sendo os disponíveis no valor de R$33.500,00, isso no ano de 2014 que é o ultimo balanço fechado. Após essa data a empresa permaneceu inativa até a presente data. 

Meu problema, o dono faleceu e o juiz pediu balanço até a dta de seu óbito que é 2021. Como devo proceder para baixar essa distribuição por antecipação, já que não tenho caixa. 

6 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Tamiris

O Lucro pode ser antecipado, desde que o Lucro apurado suporte essa retirada, caso contrário, a diferença será considerada Retirada de Pró labore devendo recolher os impostos correspondentes (INSS/IRPF).

Nesse caso, a diferença terá que ser realocada como Pró labore e recolher os devidos impostos.

Espero ter ajudado.
    TR
    🌱
    🌱 0 pts
     Oi Mariane, 
    Neste caso ele foi recebendo e já "gastando o dinheiro com ele"

Ele tem lançamento de receita de 269 mil e tirando a despesa sobra 136 mil, só que no balanço não tem esse dinheiro no banco e nem no caixa. 

A antiga contadora lançou esse lucro como uma antecipação e lançou na DIRF a retirada ... contudo da maneira apresentada no balanço e como se ele não tivesse como cobrir essa retirada , já que os disponíveis estão no valor de 33 mil. 
    Mas na logica entendo que ele veio fazendo as retiradas durante o ano conforme recebia dos serviços prestados. 

MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Entendo. Acontece muito
    Acredito que algo esteja lançado errado para sobrar apenas esse valor de disponível.
    Caso tenha as documentação - Como Extratos bancarios desse ano de 2014 juntamente com os documentos que comprove despesa, seria viável retificar toda contabilidade afim de demonstrar esse lucro que foi retirado pelo sócio. 
    TR
    🌱
    🌱 0 pts
     Eu não gostaria de alterar o balanço de 2014 pq já foi apresentando ao juiz para finalizar o inventário, e ele foi realizado por outra contabilidade na época. 
    Teria alguma dica para realizar esse acerto em 2015 que é a data que estou assumindo para regularizar ?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Dá uma Olhada na NBCTG 1002 - Caso a Empresa seja Microempresa, na Seção 5 diz o seguinte:

Correção de erros e mudanças de práticas contábeis 5.2 De acordo com esta Norma, os efeitos de correção de erros e mudanças de práticas contábeis são apresentados como ajustes de exercícios anteriores registrados em lucros ou prejuízos acumulados em vez de como parte do resultado (ver Seção 10). 

https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTG1002.pdf
    TR
    🌱
    🌱 0 pts
     Mariane , muito obrigada!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.