Porém no caso das Férias, o valor da despesa e do custo sempre esta ok com o valor correto no passivo a pagar. Mas sempre uma conta na despesa ou no custo fica credora, o porque isso acontece? Desde a implantação vem ocorrendo isso? Seria devido a mudança de funcionários entre despesa e custo ou vice e versa?
Bom dia pessoal! Tenho uma empresa que fazemos a provisão da folha de pagamento de férias e 13º salario pelo processo de reversão. Como funciona a reversão. Ex. Em Janeiro provisiona 1 avos. Em Fevereiro estorna 1 avos e provisiona 2 avos. Continua....
Respostas da Comunidade (4)
Olá Nataly, bom dia.
A discrepância que você observa pode, de fato, estar ligada a mudanças frequentes de funcionários entre departamentos de custo e despesa. É necessário revisar os lançamentos, ajustar as provisões, e conferir a base de cálculo.
Espero ter ajudado
Edilaine eu vi que nesse caso em Janeiro houve uma grande demissão na empresa fazendo com o que as contas de resultado (despesa e custo) ficassem credoras. Devido o encerramento anual do DRE zerar elas. Tenho o controle de saldo em planilha a parte. Para compor o saldo das contas de resultado x Contas do Passivo de provisões a pagar. O correto seria todo ano em Janeiro fazer um lançamento nas contas de resultado para ter o mesmo saldo que temos no passivo a pagar das provisões? Qual seria a contabilização que devo fazer?
Nossa consultoria nos orientou a controlar esse saldo das contas de resultado x Passivo por planilha. Mas entendo que continuaria errado. E se eu lançar uma despesa em Janeiro com o Saldo de 2023 mexe com o meu resultado afetando minha apuração da CSLL e IRPJ por ser uma empresa do Lucro Real. Estamos com esse imenso problema.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.