Capital Social - Transferência de PF para PJ

GT
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho uma empresa (Empresário Individual) que começou com capital social de 1.000,00, caso não haja faturamento nos primeiros meses, eu posso fazer uma transferência (um investimento de capital) da PF para a PJ arcar com alguns custos, caso precise? Como registrar isso por meio contábil?

Como posso tratar a questão patrimonial se misturar? Posso transferir caixa da PF para a PJ conforme necessidade nesse início?

Como a empresa é ME e não tem muitos custos operacionais, o capital inicial foi determinado a título de registro, somente. Como organizar isso na contabilidade para que tudo fique em ordem?

3 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Guilherme, bom dia!
    Ela pode fazer uma transferência de recursos pessoais PF para a PJ, caso seja necessário arcar com alguns custos iniciais ou despesas operacionais nos primeiros meses, mesmo que não haja faturamento. Isso é e conhecido como "aporte de capital".

Para registrar essa transferência de recursos na contabilidade, a orientações pode variar de acordo com as próprias políticas da empresa, como sugestão segue os passos:

Realizar a transferência bancária: Faça a transferência dos recursos da sua conta pessoal para a conta bancária da empresa. É importante que  tenha contas bancárias separadas para pessoa física e pessoa jurídica, a fim de evitar problemas de mistura de patrimônio.

Emitir um documento comprobatório: É fundamental documentar essa transferência como um aporte de capital na empresa. Em geral, a forma mais adequada de fazer isso é emitindo um contrato de mútuo ou um documento chamado "Termo de Abertura de Conta Capital", especificando a data e o valor da transferência, as partes envolvidas (você e a empresa) e as condições de devolução do valor, caso necessário.

Registrar na contabilidade: Essa operação na contabilidade, classifica como "Aporte de Capital" ou "Transferência de Recursos Próprios". Essa movimentação afetará a conta do Patrimônio Líquido, aumentando o capital social da empresa.
    Espero ter ajudado.

GT
    🌱
    🌱 0 pts
     Olá, onde eu posso conseguir alguns modelos desses documentos para elaborar para o meu cliente?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.