classificação contas

LN
    🌱

Bom dia,

tenho a situação de um cliente, que não tinha contabilidade, e iniciou comigo em jan/2024, ele não tinha nem conta de pj aberta, entao em janeiro ele abriu a conta e transferiu um saldo de sua conta pessoal, haja visto que antes ele recebia tudo na conta de pf, então ele transferiu esse saldo pra começar a pagar as contas, neste caso em qual conta eu colocaria esse dinheiro que ele transferiu pra pj, estou com muita dúvida.

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Leandra, boa tarde.

Quando um sócio transfere recursos pessoais para a conta da empresa, isso pode ser tratado de algumas maneiras diferentes, dependendo da intenção do sócio e da natureza dos fundos:

1. Integralização ou aumento de capital social: Se o dinheiro transferido for considerado como um investimento na empresa, ele pode ser registrado como um aumento no capital social.

2. Adiantamento para futuro aumento de capital (AFAC): Se os recursos aportados não têm a intenção de serem devolvidos, eles podem ser registrados como um adiantamento para futuro aumento de capital.

3. Empréstimo do sócio para a empresa: Se os recursos transferidos para a empresa são com a condição de devolução, a operação deve ser amparada por um contrato de mútuo com as condições do empréstimo, como valor de parcelas, taxa de juros e afins.

O lançamento contábil para cada uma dessas situações seria diferente. Por exemplo, para um empréstimo, você poderia fazer um lançamento debitando a conta bancária da empresa e creditando uma conta de passivo representando o empréstimo do sócio.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.