Classificação e lançamento de ativo

NS
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa tarde pessoal! Gostaria muito que pudessem ajudar na minha dúvida a respeito do conteúdo e me indicar algum material/literatura específica sobre o tema pois hora atende um cpc hora outro e choca-se com ambos também ao que eu entendo.

Uma empresa locadora de container, compra a caixa metálica apenas e o transforma (revestimento, portas, janelas, parte elétrica, hidráulica e outros dependendo do modelo). Após pronto, disponível para uso, ela o loca ao cliente. Sei que é um ativo pois atende a definição, porém seria PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO ou IMOBILIZADO?
    Esse equipamento sofre constantes manutenções principalmente após longos períodos de locação e algumas delas podem ter custo alto, aumentando a vida útil do bem. Esses custos são DESPESAS ou CUSTOS do bem? Qual o LANÇAMENTO CONTÁBIL do valor recebido por essas locações?
    A empresa PODE VENDER ESSES PRODUTOS QUE JÁ FORAM LOCADOS? Se sim, como ficariam os custos/despesas com ele ao longo da vida dele até o momento da venda? ou isso não impactaria em se tratando de despesa? e como ficaria o LANÇAMENTO CONTÁBIL DA VENDA?
    Caso seja IMOBILIZADO, como ficaria a DEPRECIAÇÃO?

Obs: Isso não é uma consultoria. Atuo numa empresa com essa atividade porém não na contabilidade dela e ao assistir as aulas dos cpcs me veio essa questão e pesquisando não consegui sanar.

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Márcio Augusto Borges
    6.809 pts
    Olá Nataly dias, boa tarde.
    Pelo o que entendi da atividade de sua empresa, esses gastos na produção dos containeres são classificados como custos. Para o registro na contabilidade vc pode coloca-los nos grupos de estoques e alocá-los a outras contas de estoque assim que eles passarem por cada estágio de produção (Estoque em andamento para o estoque acabado), depois de vendidos vc transfere o valor do custo do produto no estoque para o resultado.

A sua empresa tambem presta serviços de transporte dos containeres? Se for isso, haverá custo com combustíveis, mão de obra, peças, etc, e podem ser classificados todos os custos como ativo enquanto o serviço estiver em andamento e depois de pronto o serviço vc transfere o custo para o resultado.
    Quanto a contabilização  se a empresa comprou ou fabricou  o container para usar dentro da empresa como um bens que var ser usado para atividade da empresa é ATIVO IMOBILIZADO ... ATIVO NÃO CIRCULANTE ... EQUIPAMENTO .
    Espero ter ajudado.

NS
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá Márcio, bom dia!
    A primeira parte eu compreendi sim a respeito dos custos envolvendo a produção inicial.  Porém, ela LOCA A TERCEIROS (CLIENTES) é ATIVIDADE da empresa, ou seja, tem um fim em si mesma. Não está locando a funcionários, não é acessório de sua atividade, o que caracterizaria um imobilizado. Já li cpcs falando sobre isso e também aula do Prof Gabriel na qual ele fala o mesmo dessa forma esses BENS seriam PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO. A empresa também não poderia vender no DECURSO ORDINÁRIO DAS ATIVIDADES. Isso significa que a empresa pode até vender desde que não tenha sido esse objetivo inicial dela, desde que não faça parte de sua atividade ou que ocorra não corriqueiramente ou que definitivamente não se pode vender um bem propriedade para investimento?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.