Conciliação Adto Férias

Bruna Maria Couto
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal boa tarde,

Comecei a conciliar contas Contábeis referente a folha de pagamento, no entanto, estou com muita dúvida no adiantamento de férias (conta de ativo) pois vi que temos férias de 30 dias, 15 dias, etc e não estou conseguindo conciliar esta conta.

Alguém pode me ajudar? Se tiverem planilhas para me disponibilizar também ficarei imensamente grata.

Agradeço desde já.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Bruna, boa noite.
    Entendo que a conciliação de contas contábeis, especialmente no que diz respeito à folha de pagamento e ao adiantamento de férias, pode ser um processo complexo. Aqui estão algumas orientações que podem ajudar:
    1. Provisão de Férias: Primeiramente, é importante lembrar que as férias devem ser provisionadas mensalmente. Isso significa que a cada mês, uma parte do valor das férias do funcionário deve ser reconhecida como despesa e registrada no passivo. A contabilização seria um exemplo, assim:
      • Débito: Férias (despesa)
      • Crédito: Férias a pagar (passivo)
    2. Adiantamento de Férias: Quando o adiantamento de férias é pago ao funcionário, este valor deve ser registrado no Ativo Circulante, pois a empresa tem o direito de descontar esse valor quando as férias forem devidas. A contabilização seria assim:
      • Débito: Adiantamento de férias (ativo)
      • Crédito: Banco
    3. Desconto de Férias: Quando as férias são efetivamente concedidas ao funcionário, o valor adiantado deve ser descontado; A contabilização seria assim:
      • Débito: Salário a pagar
      • Crédito: Adiantamento de férias (ativo)
    Lembre-se, a quantidade de dias de férias (seja 30, 15, etc.) não afeta diretamente a conciliação da conta de adiantamento de férias. O que importa é o valor que foi adiantado e posteriormente descontado. Considere a explicação apenas um exemplo, depende do seu plano de contas contábeis.Espero ter ajudado
    Bruna Maria Couto
    🌱
    🌱 0 pts

Edilene Ribeiro,
    Muito obrigada pelas explicações, esclareceu muita coisa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.