Sim, as empresas são obrigadas a manter registros precisos de todas as suas transações financeiras, o que inclui ter acesso aos extratos bancários. Embora não exista uma exigência específica que obrigue as empresas a compartilhar esses extratos com outras partes, eles são fundamentais para a realização da conciliação bancária e para a auditoria financeira.
Conciliação Bancaria
Bom dia!
Podem me orientar em relação as conciliação bancaria. As empresas são obrigadas a passar os extratos? Temos que fazer esses lançamentos conforme extrato?
No meu caso meus clientes misturam muito a conta PJ para pagamento de contas pessoais.
O que devo fazer?
Respostas da Comunidade (2)
Olá Natalie, tudo bem?
Sim, as empresas precisam enviar para a contabilidade todos os documentos, extratos bancários e relatórios pertinentes para serem devidamente contabilizados e refletirem a realidade da empresa. Em caso de uma fiscalização, por exemplo, pode ser identificada a ausência da contabilização dos extratos. Quando há mistura de contas da pessoa física (PF) com as da pessoa jurídica (PJ), é importante orientar o cliente de que isso não pode ocorrer, pois infringe o princípio contábil da entidade. Indicaria que você ao lidar com esse cliente fizesse o contato de cobrança de documentos e orientações por e-mail, para que fique registrado. Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.