Contabilização de Ditrisb de Lucros

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá.

Suponhamos um cliente quem teve lucro na apuração contábil de 2024 e o sócio deseja fazer a retirada no exercício 2025.

Desta forma, farei um lançamento em 02/01/2025 transferindo o valor que será distribuído em 2025 da conta de lucros acumulados para a conta de lucros a distribuir.

Verificando meu Plano de Contas, observo que tenho uma conta chamada Dividendos a pagar. Esta conta está no Passivo Circulante, no grupo chamado Acionistas ou Quotistas.

Assim.

Posso utilizar esta conta mesmo ou devo criar uma conta no grupo de OUTRAS OBRIGAÇÕES?

Desde já agradeço pela ajuda.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá José, tudo bem?

O registro contábil correto é transferir o valor para a conta de Dividendos a Pagar, que está no Passivo Circulante, como consta no plano de contas. Não há necessidade de criar uma conta genérica em Outras Obrigações.

Portanto, o lançamento em 02/01/2025, apenas para transferir o valor para Lucros a Distribuir, não é obrigatório. O correto é realizar o lançamento somente quando a distribuição for deliberada. Assim, o procedimento seria: débito em Lucros Acumulados e crédito em Dividendos a Pagar, e o pagamento seria debitado de Dividendos a Pagar e creditado em Caixa ou Banco.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.