Contabilização de frete por conta do cliente

DC
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite pessoal! Alguém poderia me dar uma luz 😁 primeiro cliente de comércio online e estou um pouco perdida, são muitas emoções... rsrs

Frete por conta do cliente (FOB), como contabilizo? Esse valor não será tributado certo? Na nota fiscal está demonstrado o valor do frete, esse compõem o valor total da nota.
    E o valor entra na conta da empresa junto com o valor do produto.
    Preciso pedir ao meu cliente algum relatório da empresa de frete, qual?

Desde já agradeço ☺️
    2 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Dyelle, boa tarde.

O frete FOB significa que o comprador é responsável pelo pagamento e pela contratação do transporte da mercadoria, bem como pelo risco de perda ou dano durante o trajeto. Portanto, o valor do frete não é tributado pelo vendedor, nem compõe o valor total da nota fiscal emitida por ele. O valor do frete é cobrado separadamente pela transportadora, que emite um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para o comprador.
    Na contabilidade do vendedor, o frete FOB não afeta o estoque nem o custo das mercadorias vendidas, pois não representa uma despesa para ele. O valor do frete FOB também não entra na receita bruta nem na base de cálculo do ICMS, PIS e COFINS. O lançamento contábil da venda com frete FOB é simplesmente:
    D - Contas a Receber C - Receita de Vendas
    O comprador deve solicitar à transportadora o CT-e, que é o documento fiscal que comprova o serviço de transporte e o valor do frete. O CT-e também contém informações sobre a origem, o destino, a quantidade e o peso da mercadoria transportada.

Espero ter ajudado
    DC
    🌱
    🌱 0 pts
      Olá Edilene, mas no caso específico que estou falando na própria nota está escrito que é por conta do cliente, mas a compra é online e o valor só frete é somado ao produto, sendo assim o valor do frete entra no parcelamento do cartão e na nota fiscal o valor dos produtos são x reais e o valor total da nota é x + frete. Não sei como proceder.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.