CONTABILIZAÇÃO DE RETIRADAS

IO
    🌱

Ola, estou começando no contábil, para empresas medicas, prestadores de serviços….estou com duvidas em como contabilizar as retiradas mensais dos sócios…sei que credito o banco, mas onde debitar? empréstimos para sócios? será somente um lançamento?

muito obrigada

4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Isabel, espero que esteja tudo bem! 
    Ao contabilizar as retiradas dos sócios, o lançamento contábil dependerá da natureza específica da operação. Recomendo alinhar com o sócio para determinar se trata-se de uma distribuição de lucros, pró-labore ou um empréstimo.

No caso de distribuição de lucros, verifique se a empresa possui lucros disponíveis para distribuir. Quanto ao pró-labore, confirme se os pagamentos estão relacionados a essa remuneração ou se envolvem um empréstimo. Em caso de empréstimo, é essencial considerar o plano de pagamento. Pois em algum momento, ele precisará pagar o empréstimo de volta.
    Lembre-se de orientar o sócio sobre a necessidade de declarar ambas as informações no Imposto de Renda. Recomendo alinhar com seu cliente para determinar a abordagem mais adequada às necessidades e condições específicas da empresa.

Espero ter ajudado!
    IO
    🌱
    Bom dia Tamires , obrigada pela resposta, estou tentando entender como funciona tudo isso por aqui, é assim ...eles recebem o salario como PJ, na c/c PJ tbem, pagam as despesas da empresa (impostos ,taxa, honorários, pro labore sobre um salario ou dois dependendo da empresa), e o restante transferem paras c/c  PF. isso seria também um empréstimo? fazem isso todos os meses  
    Muito obrigada.

TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá, tudo bem?
    Então depende, isso realmente vai precisar ser alinhado com os sócios. Entendo que se a empresa está tendo lucros, poderia ser contabilizado esse restante que é transferido para as contas pessoais deles como distribuição de lucros.
    Mas não consigo te afirmar, porque pra isso é necessário que seja feita uma análise da empresa em geral.

Veja se essas aulas conseguem te auxiliar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126614-lucro-presumido/3024196-distribuicao-de-lucros

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/124912-curso-pratico-de-simples-nacional/2995551-distribuicao-de-lucros

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.