Olá Islene, boa tarde.
Para contabilizar a venda de um produto financiado, é importante seguir o princípio da competência, que determina que a receita deve ser reconhecida no período em que é realizada, independentemente do recebimento. Ainda que a nota fiscal do valor financiado seja emitida apenas no final do financiamento, o registro contábil deve seguir o princípio da competência, reconhecendo a receita no período correto.
Espero ter ajudado
Contabilização de venda financiada
Por favor, fui procurada como contabilizar a venda de um produto vendido com 80% financiado em mais de 1 ano ao cliente, pois a primeira nota do valor financiado foi feita, a dúvida é sobre o restante, sabendo que a nota do restante atualmente só é feita no final do financiamento quitado. Como fazer com o restante, de forma a reconhecer a receita no mês da realização da venda ? Independente de financiamento para não prejudicar o resultado. O que é o certo a fazer?
Respostas da Comunidade (11)
Edilene, boa noite, este questionamento da Islene é bem interessante, e acontece com frequência principalmente por cínicas de estética.
O cliente assina um contrato de um tratamento estético, por exemplo de 300,00 a ser pago em 3 × 100,00 .
Mensalmente ele efetua o pagamento concomitantemente ao tratamento.
Ao final do período a clínica emite a NF ao cliente.
Como seriam os lançamentos mensais ref. aos recebimentos?
D: Caixa e C: Receita ou Adiantamento de clientes?
Se lançarmos como receita, como iremos contabilizar a nota emitida no último mes e após pago o tratamento? Como receita, não seria, pois já foi tributado mensalmente com base nos valores recebidos. Agora fiquei confuso.
@Aristeu Silva Morales não é bem a mesma coisa. Afinal o da Islene ja comprou um produto e está de posse do mesmo, no seu caso a clinica ainda precisa fazer o serviço para receber.
Lançar como adiantamento de clientes pode sim ser uma opção. Trata o pagamento como um passivo até que o serviço seja prestado. Uma vez que o tratamento é realizado, transfere o valor para a receita. Claro, leve em consideração o regime adotado pela empresa.
@Edilene Ribeiro nesse caso, o contrato pode substituir a nota nesse primeiro momento?
Quando faço a inserção da nota emitida no restante do valor?
Deve ser contabilizado pelos boletos?
Por favor, poderia fazer um exemplo de um pequeno exemplo? Não está claro pra mim como faço isso. Sobre o valor total tem a nota da entrada e o restante do produto?
Desde já agradeço
@Islene Irene Da Paixão Carmo contrato ou qual documento formalizou a venda.
O lançamento depende das técnicas usadas no seu escritório, um exemplo seria:
Lançamento inicial no Momento da Venda
Caixa/Bancos (Entrada)D- R$ 20.000,00 Registra o valor recebido da entrada à vista.
Contas a Receber a Longo Prazo D-R$ 80.000,00 Registra o valor financiado que será recebido no futuro.
Receita de Vendas C- R$ 100.000,00 Reconhece a receita total do produto vendido.
Recebimento Mensal das Parcelas
Bancos D-R$ 6.666,67- Registra o valor recebido da parcela paga pelo cliente.
Contas a Receber a Longo Prazo C- R$ 6.666,67 - Reduz o saldo da conta a receber conforme as parcelas são pagas.
A nota final não afeta o reconhecimento contábil, pois a receita já foi reconhecida, só formaliza.
Se o contrato puder substituir como contabilizar a nota ao final para abater os pagamentos antecipados?
@Islene Irene Da Paixão Carmo A nota final não afeta o reconhecimento contábil, pois a receita já foi reconhecida, só formaliza.
@Edilene Ribeiro quando usamos a conta de Adiantamento de clientes? E trabalhando com ela, qual o registro que é feito para zerar essa conta? Tenho uma ideia, mas preciso confirmar se é o que eu faria mesmo.
@Islene Irene Da Paixão Carmo A conta de Adiantamento de Clientes é zerada quando o produto ou serviço é entregue e a receita é reconhecida.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.