Contabilização de venda financiada

IC
    🌱

Por favor, fui procurada como contabilizar a venda de um produto vendido com 80% financiado em mais de 1 ano ao cliente, pois a primeira nota do valor financiado foi feita, a dúvida é sobre o restante, sabendo que a nota do restante atualmente só é feita no final do financiamento quitado. Como fazer com o restante, de forma a reconhecer a receita no mês da realização da venda ? Independente de financiamento para não prejudicar o resultado. O que é o certo a fazer?

11 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (11)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Islene, boa tarde.
    Para contabilizar a venda de um produto financiado, é importante seguir o princípio da competência, que determina que a receita deve ser reconhecida no período em que é realizada, independentemente do recebimento. Ainda que a nota fiscal do valor financiado seja emitida apenas no final do financiamento, o registro contábil deve seguir o princípio da competência, reconhecendo a receita no período correto.
    Espero ter ajudado

AM
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro

Edilene, boa noite, este questionamento da Islene é bem interessante, e acontece com frequência principalmente por cínicas de estética.

O cliente assina um contrato de um tratamento estético, por exemplo de 300,00 a ser pago em 3 × 100,00 .

Mensalmente ele efetua o pagamento concomitantemente ao tratamento.

Ao final do período a clínica emite a NF ao cliente.

Como seriam os lançamentos mensais ref. aos recebimentos?

D: Caixa e C: Receita ou Adiantamento de clientes?

Se lançarmos como receita, como iremos contabilizar a nota emitida no último mes e após pago o tratamento? Como receita, não seria, pois já foi tributado mensalmente com base nos valores recebidos. Agora fiquei confuso.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Aristeu Silva Morales não é bem a mesma coisa. Afinal o da Islene ja comprou um produto e está de posse do mesmo, no seu caso a clinica ainda precisa fazer o serviço para receber.
    Lançar como adiantamento de clientes pode sim ser uma opção. Trata o pagamento como um passivo até que o serviço seja prestado. Uma vez que o tratamento é realizado, transfere o valor para a receita. Claro, leve em consideração o regime adotado pela empresa.

IC
    🌱

Deve ser contabilizado pelos boletos?

Por favor, poderia fazer um exemplo de um pequeno exemplo? Não está claro pra mim como faço isso. Sobre o valor total tem a nota da entrada e o restante do produto?

Desde já agradeço

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Islene Irene Da Paixão Carmo contrato ou qual documento formalizou a venda.
    O lançamento depende das técnicas usadas no seu escritório, um exemplo seria:

Lançamento inicial no Momento da Venda

Caixa/Bancos (Entrada)D- R$ 20.000,00 Registra o valor recebido da entrada à vista.
    Contas a Receber a Longo Prazo D-R$ 80.000,00 Registra o valor financiado que será recebido no futuro.
    Receita de Vendas C- R$ 100.000,00 Reconhece a receita total do produto vendido.

Recebimento Mensal das Parcelas

Bancos D-R$ 6.666,67- Registra o valor recebido da parcela paga pelo cliente.
    Contas a Receber a Longo Prazo C- R$ 6.666,67 - Reduz o saldo da conta a receber conforme as parcelas são pagas.

A nota final não afeta o reconhecimento contábil, pois a receita já foi reconhecida, só formaliza.

IC
    🌱

Se o contrato puder substituir como contabilizar a nota ao final para abater os pagamentos antecipados?

IC
    🌱

@Edilene Ribeiro quando usamos a conta de Adiantamento de clientes? E trabalhando com ela, qual o registro que é feito para zerar essa conta? Tenho uma ideia, mas preciso confirmar se é o que eu faria mesmo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.