Desvendando a Contabilidade Empresarial

ST
    🌱
    🌱 0 pts

Não sou estudante nem profissional de contabilidade, como sempre costumo esclarecer nas dúvidas que compartilho aqui na comunidade, a fim de justificar minhas perguntas que talvez pareçam rasas ou simples para quem está familiarizado com a área.

Hoje, minha dúvida está relacionada à DRE e ao Balanço Patrimonial de empresas enquadradas no regime do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Embora tenha tido pouco contato com esses documentos de empresas até agora, em breve assumirei uma posição profissional na qual solicitarei e analisarei esses documentos, e preciso compreender e interpretar as informações que eles apresentam. Existe algum curso ou aula específica que possa me auxiliar nesse sentido? Já realizei uma busca, porém não encontrei nada relevante.

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

Márcio Augusto Borges
    6.809 pts

Olá Sâmya, bom dia.
    Tem um que conheço chamado Contabilidade Facilitada / Escola Contábil, conhece?

ST
    🌱
    🌱 0 pts

@Márcio Augusto Borges Acredito que só estou conseguindo fazer esta publicação na comunidade porque adquiri o curso Escola Contábil Pro. Embora pensasse que minha pergunta estava clara, tentarei simplificar para facilitar sua compreensão:

Existe algum curso ou aula específica dentro da Escola Contábil Pro que possa me auxiliar de maneira direcionada a compreender e interpretar as informações presentes em um Balanço Patrimonial e na DRE?

ST
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Obrigada, não ajudou muito porque já tinha visto essas aulas e, como não me atenderam, vim perguntar aqui. As aulas sobre balanço estão resumidas e com detalhes específicos para quem vai fazer uma prova, e a do DRE também não é completa.

CM
    🌱
    🌱 0 pts

Resumindo o máximo que consigo.

Balanço; Entra conta de ativo (bens e direto) e passivo (deveres e obrigações)

DRE: Demostração do resultado do exercício (conhecida com conta de RESULTADO)

Nesse relatório vai demorar a situação da empresa.

Ou seja, se ela está gerando lucro ou prejuízo.

Nele vc vai conseguir analisar onde está tendo maior número de despesas, custos. Avaliar se o que está lançando nesses categoria realmente procede com despesas da empresa. Ou seja, todos registro de compras de vendas, e pgts de despesas.

Na contabilidade para cada débito deverá haver um crédito. Então na maioria dos casos haverá os lançamentos de provisões onde terá uma conta do ativo ou passivo, com sua contrapartida uma conta de resultado (DRE)

Ex 1: Venda

Debito: Duplicada receber (Ativo)

Crédito: Venda de mercadoria (DRE (receita)

Ex 2: Telefone

Débito: Despesas com telefone (DRE)

Crédito: Fornecedor (passivo)

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.