Distribuição de Lucros

RO
    🌱
    🌱 0 pts

Assisti a aula, mas ainda fiquei com algumas dúvidas sobre a questão de datas, olhe só:

1) Vamos supor que é o lucro do mês de janeiro (a empresa faz contabilidade mensal - com bp, dre…). Obteve lucro - ok

2) Distribuição do lucro aos sócios

D - Lucros acumulados

C - Lucro a distribuir - Sócio A

A data seria, por exemplo, 31/01?

3) Pagamento do lucro

D - Lucro a distribuir

C - Banco

Já a data dessa aqui que seria conforme combinado com o sócio? Para ver quando, de fato, ele mandaria para a conta dele?

No caso da distribuição ser anual, 31/12, seria a mesma coisa? A distribuição seria em 31/12, mas o pagamento seria no ano seguinte?

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Regiane, tudo bem contigo?

Nós temos uma aula sobre distribuição de lucros, que te indicaria assistir:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/3511062-pratica-distribuicao-de-lucros

Nessa aula, a professora vai explicar de forma mais ampla como fazer os lançamentos contábeis.

A sequência de lançamentos que você citou está correta para o encerramento anual, quando fazemos o fechamento completo do exercício.

Mas se for para demonstrações intermediárias, mês a mês, o processo é mais simples: você apenas apura o resultado do período e realiza o pagamento dos lucros, conforme lançamento abaixo:

Espero ter ajudado!

RO
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Oi, Thamires! Bom dia. Eu assisti essa aula, porém fiquei com dúvida em relação as datas. Eu não entendi direito.

Por exemplo: 1) Vamos supor que é o lucro do mês de janeiro (a empresa faz contabilidade mensal - com bp, dre…). Obteve lucro - ok

2) Distribuição do lucro aos sócios

D - Lucros acumulados

C - Lucro a distribuir - Sócio A

A data seria, por exemplo, 31/01?

3) Pagamento do lucro

D - Lucro a distribuir

C - Banco

Já a data dessa aqui que seria conforme combinado com o sócio? Para ver quando, de fato, ele mandaria para a conta dele?

No caso da distribuição ser anual, 31/12, seria a mesma coisa? A distribuição seria em 31/12, mas o pagamento seria no ano seguinte?

No caso, dessa distribuição intermediária que você citou seria no último dia do mês que estou apurando? Ex: 31/01, se for mensal?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.