Documento hábil

TL
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa tarde.

Estou fazendo minha primeira conciliação bancária, meu cliente é um representante comercial, do simples nacional. As despesas dele, são basicamente, alimentação, combustível , lavagem de veículo… e segundo ele esses profissionais não emitem notas fiscais, alguns têm umas notinhas simples, outros nem isso. Minha dúvida é: Posso fazer os lançamentos na contabilidade, apenas pelo extrato bancário? Ou preciso exigir dele as notas fiscais?

Se possível, qual a base legal?

5 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

TL
    🌱
    🌱 0 pts

No meu entendimento pelo que diz na ITG2000, o extrato bancário seria um elemento que evidencia ou comprova fatos bancários, ou estou errada?

KK
    1.106 pts

Olá! Boa noite

Sendo uma empresa do simples nacional não tem tanto problema em não ter as notas, visto que so simples não se calcula o imposto sobre o lucro.

E sim você pode fazer os lançamentos utilizando o extrato, mas é de suma importância que seu cliente entenda que as empresas devem sim dar a ele as notas, mesmo que seja cupom fiscal, outro detalhe é combustível e lavagem de veiculo o mesmo está em nome da empresa, caso não esteja é correto que a empresa pague aluguel ao dono do veiculo, ou tenha ao menos um contrato de comodato.

espero ter ajudado.

TL
    🌱
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn sim, ele tem um contrato com a locadora do veículo, aproveitando… Como faço o lançamento desse contrato? Preciso lançar provisão ou somente a os aluguéis pagos mensalmente?

KK
    1.106 pts

@Thaynã Santos Almeida Lima Boa noite a provisão deve ser feita mês a mês, a não ser em casos onde o aluguel é pago dentro do mês ai entendo que a provisão não se faz necessária.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.