Encerramento de exercício

AT
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal boa tarde, me tirem uma dúvida: Uma empresa sem fins lucrativos (sindicato), vem com deficit acumulado de exercícios anteriores (R$ 5000,00), no ano calendário de 2024, teve superavit (500). Neste caso, como é feito o encerramento do exercício?

Resultado

a deficit

ou

Resultado

a superavit

O superavit apurado em 2024 foi compensado para abater no deficit, ficando ainda com saldo negativo de R$ 4500,00.

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Olha acredito que pessoas com mais conhecimento pode te ajudar mais mas até onde eu sei pra mim é Deficit pelo que estudei na graduação me diga se estou errado porque nao faz sentido ter superavit com deficit ano passado ate onde entendo é isso me corrija se estiver errado…

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Aparecida, tudo bem?

Quando uma entidade sem fins lucrativos (como um sindicato) apura um superavit no exercício atual, mas possui déficits acumulados de exercícios anteriores, esse superavit é compensado com o déficit acumulado, reduzindo o saldo negativo, como vocês explicaram.

Quanto à nomenclatura do lançamento de encerramento do exercício, devemos observar o seguinte:

No encerramento do exercício de 2024, se a entidade teve um superavit de R$ 500,00, o lançamento contábil será:

Débito: Resultado do Exercício
    Crédito: Superavit do Exercício

Depois, você pode transferir o saldo para compensar o déficit acumulado:

Débito: Superavit
    Crédito: Déficit

A confusão é comum, porque a entidade ainda está com déficit acumulado, mas o resultado do exercício em si é positivo.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.