Olha acredito que pessoas com mais conhecimento pode te ajudar mais mas até onde eu sei pra mim é Deficit pelo que estudei na graduação me diga se estou errado porque nao faz sentido ter superavit com deficit ano passado ate onde entendo é isso me corrija se estiver errado…
Encerramento de exercício
Pessoal boa tarde, me tirem uma dúvida: Uma empresa sem fins lucrativos (sindicato), vem com deficit acumulado de exercícios anteriores (R$ 5000,00), no ano calendário de 2024, teve superavit (500). Neste caso, como é feito o encerramento do exercício?
Resultado
a deficit
ou
Resultado
a superavit
O superavit apurado em 2024 foi compensado para abater no deficit, ficando ainda com saldo negativo de R$ 4500,00.
Respostas da Comunidade (3)
Olá Aparecida, tudo bem?
Quando uma entidade sem fins lucrativos (como um sindicato) apura um superavit no exercício atual, mas possui déficits acumulados de exercícios anteriores, esse superavit é compensado com o déficit acumulado, reduzindo o saldo negativo, como vocês explicaram.
Quanto à nomenclatura do lançamento de encerramento do exercício, devemos observar o seguinte:
No encerramento do exercício de 2024, se a entidade teve um superavit de R$ 500,00, o lançamento contábil será:
Débito: Resultado do Exercício
Crédito: Superavit do Exercício
Depois, você pode transferir o saldo para compensar o déficit acumulado:
Débito: Superavit
Crédito: Déficit
A confusão é comum, porque a entidade ainda está com déficit acumulado, mas o resultado do exercício em si é positivo.
Espero ter ajudado!
Muito obrigada pelas explicações, deu para entender.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.