Faturas de mensalidade de associação

LN
    🌱
    🌱 0 pts
    Pessoal, boa noite!

Contabilizo uma empresa sem fins lucrativos, uma associação.
    Mensalmente ela emite cobranças para seus associados, porém, há muita inadimplência.
    Essas cobranças eu não contabilizo. Reconheço como receita somente os valores recebidos. Estou fazendo errado? A contabilidade anterior registrava os cobranças e ficavam saldos absurdos que nunca seriam recebidos.
    Alguém consegue me ajudar, por favor?

Grata
    2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Lorrane, boa tarde.

Na contabilização de uma associação sem fins lucrativos, é importante seguir as normas contábeis específicas para esse tipo de entidade.

Quanto às cobranças emitidas para os associados, é comum não contabilizar esses valores como receita até que sejam efetivamente recebidos. Isso significa que apenas os valores recebidos devem ser reconhecidos como receita na contabilidade.

Essa prática está de acordo com o princípio contábil da realização da receita, que determina que uma receita só deve ser reconhecida quando há a expectativa de entrada de recursos financeiros para a entidade. Como a inadimplência é uma questão recorrente, reconhecer apenas os valores efetivamente recebidos evita distorções nos registros contábeis e mantém a transparência na apresentação das informações financeiras.

Portanto, você está correto em reconhecer como receita apenas os valores recebidos. Isso evitará saldos exagerados e não realizáveis nas contas contábeis da associação, proporcionando uma visão mais precisa da situação financeira da entidade.

Espero ter ajudado!

DC
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Olá. Qual é a base legal dessa sua informação professora. Eu também faço os registros de uma entidade sem fins lucrativos, porém diferete a amiga aí acima minha inadimplência é controlada, o meu problema é que minhas receitas só são recebidas dois meses depois da prestação do serviço, então eu registro no balanço dois meses de receita que só irei receber dois meses pra frente, fazendo distorcer meu resultado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.