FGTS RESCISÓRIO

AT
    🌱
    🌱 112 pts

Bom dia!!! Paz e Bem!!!
    Tenho uma dúvida de como fazer lançamentos de FGTS Rescisória e Indenização Compensatória e se faz provisão desses lançamentos? E se o FGTS pago atrasado, se abre a conta Encargos em “Despesas Finaceiras”?

10 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (10)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Alessandro, tudo bem?
    Vamos as dúvidas…

• FGTS Rescisória e Indenização Compensatória:

• A multa rescisória do FGTS (20% ou 40%) é contabilizada como despesa no momento do pagamento, e não há necessidade de provisão prévia.

• Exemplo de lançamento:

• Débito: Despesas com Multa Rescisória de FGTS

• Crédito: Banco

• FGTS pago em atraso:

• Os juros e multas decorrentes de atrasos no FGTS devem ser contabilizados em Despesas Financeiras, pois não são custos trabalhistas, mas sim penalidades.

• Exemplo de lançamento:

• Débito: Despesas Financeiras

• Débito: FGTS a recolher

• Crédito: Caixa ou Banco

AT
    🌱
    🌱 112 pts

Estou com dúvida em como fazer o lançamento do CFOP 1922-01(lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alessandro Tavares Olá! Tudo bem?

Esses lançamentos podem ser um pouco mais complexos, mas vou tentar resumir e adicionar um ponto importante sobre a conciliação:

1. Recebimento da Nota Fiscal de Faturamento (Simples Faturamento)
      No momento da emissão da nota fiscal, a compra é registrada como um compromisso, mas não afeta o estoque.

Lançamento:
      D - Compras para Entrega Futura (Ativo Circulante)
      C - Fornecedores (Passivo Circulante)

2. Recebimento Físico das Mercadorias (Entrega)
      Quando as mercadorias são entregues, o valor da compra é transferido para o estoque.

Lançamento:
      D - Mercadorias para Revenda - Estoque (Ativo Circulante)
      C - Compras para Entrega Futura (Ativo Circulante)

É importante que, ao fazer esses lançamentos, a empresa tenha uma conciliação detalhada para evitar que o valor das compras seja registrado mais de uma vez no estoque ou que o passivo com fornecedores seja duplicado. O controle rigoroso dessa transação é fundamental para garantir que os saldos nas contas de estoque e fornecedores reflitam com precisão a realidade da empresa.

Espero ter ajudado!

Certifique-se de que todo o movimento, desde o simples faturamento até a entrega das mercadorias, seja monitorado para evitar erros contábeis, especialmente quando se trata de transações que envolvem a entrega futura.

AT
    🌱
    🌱 112 pts

@Thamires Gomes Obrigado Thamires, você tem me ajudado muito, tem vez que aparece uns lançamentos, vou ser sincero que não sei fazer, e com ajuda de vocês estou aprendendo

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alessandro Tavares que bom! O contábil parece um pouco difícil mais depois você entende a lógica, consegue fazer qualquer lançamento. Nós temos algumas lives do setor contábil na plataforma bem bacanas sobre lançamentos contábeis, acredito que também possa te auxiliar.

Espero ter ajudado!

AT
    🌱
    🌱 112 pts

@Thamires Gomes Bom dia Thamires, fiquei na dúvida aqui, em qual conta Sintética que eu coloco a "Compra para Entrega Futura"?

AT
    🌱
    🌱 112 pts

@Thamires Gomes ok. Qualquer entrada de mercadoria eu posso jogar tudo no estoque, mesmo sendo mercadorias para Industrialização

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Alessandro Tavares depende. Existe também a conta de estoque de terceiros, estoque de transição. Precisa analisar cada caso.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.