IMBOLIZADO

LL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, tudo bem?

Uma pessoa comprou maquinários para sua atividade em 12/2024 como pessoa fisica (a vista).

No contrato social consideramos o valor total desses maquinarios como capital social, pois serão usados para o uso da sua atividade.

A empresa se formalizou em 01/2025, minha dúvida é: como vou lançar isso na contabilidade?

Sei que via de regra seria: D: máquinas e equipamentos (imobilizado)

C: caixa ou banco

Mas como farei um lançamento saindo do caixa 20k sendo que a empresa se formalizou agora? Vai ficar estourado

4 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite Letícia,

Como você vai utilizar o maquinário como integralização do capital social. Você vai fazer o seguinte lançamento:

D: Imobilizado

C: Capital Social

O valor será o que está no contrato social, caso as quotas tenham sido parte maquinário e parte em dinheiro. A parte em dinheiro será debitada no caixa com a contra partida no capital social.

Espero ter ajudado.

LL
    🌱
    🌱 0 pts

@Raquel Souza Andrade Bom dia! Perfeito, fiz esse lançamento.

Agora minha dúvida é quanto a depreciação, como foi um bem comprado em 12/2024 pela PF e o CNPJ abriu em 01/2025.

Como faço com a depreciação? Como seria o lançamento? Se mensal ou anual

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Letícia,

o lançamento da depreciação deve ser feito mensalmente.

Caso o sistema não tenha uma parametrização para cadastrar cada imobilizado, sugiro você fazer uma planilha no Excel, para fazer o acompanhamento.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.