Boa tarde, Gabrielle;
Na questão da imobilização, em relação ao valor, os critérios base são de que a vida útil seja superior a 1 ano e o valor de/ou superior R$ 1.200,00.
Porém, neste cenário, avalia-se do controle do item. Em alguns cenários, de que não seja passível de estimativa e/ou um controle, registra-se na despesa como “Bens de Pequeno Valor”. Isso, claro, de um entendimento do cenário e deverá ser revisto em relação a cada item.
Imobilizado
A compra de cadeiras, no valor unitário de R$ 800,00 pode ser considerado ativo imobilizado? Ou o preço unitário das cadeiras precisariam ser maiores que 1.200,00 para serem considerados ativos ?
Essas cadeiras serão utilizadas na empresa.
Respostas da Comunidade (8)
@Paulo H. Pereira nesse caso, o mais adequado seria que essas cadeiras, cujo valor unitário é de R$ 800,00, fossem registradas contabilmente como bens de pequeno valor. Certo ?
@Gabrielle Valadares Mota Boa tarde, Gabrielle;
No comentário acima, a nossa colega Nataly apresentou um cenário semelhante, dá uma olhada. Ainda que tenham certo valor, por conta da utilização, entendem que sejam direto como despesa. É uma análise caso a caso.
@Paulo H. Pereira A minha dúvida seria, se mesmo que o bem tenha um valor menor que 1.200, ele pode ser registrado como ativo ?! Não me refiro apenas a cadeiras. Este foi um exemplo que usei.
Boa tarde!
No meu caso, temos uma rotatividade muito grande de funcionários, devido a isso, as cadeiras sempre precisam ser trocadas, quebram. Devido a isso, registramos como bens de pequeno valor e não no ativo imobilizado. Espero ter ajudado.
Esses dias um cliente quis que imobilizasse uma esmerilhadeira valor unitário de R$ 1.100,00 no meu caso aqui essas ferramentas o pessoal não tem controle nenhum nas obras. Quebram, somem, e ainda a maioria quebrada não da conserto. Essa acabei imobilizando a pedido do cliente. Mas sei que vai se perder. Por não existir controle de ativo na empresa.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.