INSS Profissionais Liberais - Plano Normal 20%

Iza
    📘
    📘 392 pts

Olá, boa tarde!!

Alguém poderia me dizer se o meu entendimento está correto com relação a contribuição do INSS no plano normal? Seria para autônomos ou profissionais liberais (Contador/Advogados/Prof da Saúde….)

1) No Plano Normal deve ser pago o valor de 20% da receita bruta tendo como base mínima o valor do salário mínimo e o máximo do teto da previdência, correto?

2) Agora, por exemplo, nos meses de Jan a Jun minha receita atingiu o teto e efetuei o pagamento sobre o valor máximo de contribuição (1.501…), mas em Jul minha receita ficou em apenas 3.000,00. Pagarei apenas sobre este valor (3000×0,20) por ter tido apenas esta receita ou terei que, além disso, tb fazer a guia complementar até atinguir o teto? Este complemento se faz obrigatório pelo fato de ter pago sobre o teto de Jan a Jun? Comecei sobre o teto e não posso mais retroagir, é isso?

3) Outra questão, é, por exemplo: Começarei a contribuir agora e no meu primeiro mês minha receita ficou em torno de 1200,00, ou seja, abaixo do salário mínimo. A intenção seria recolher no plano normal, mas, pelo valor da receita, serei obrigada a pagar pelo plano simplificado ou devo entrar em contato com o INSS para gerar uma guia? Aqui é onde mais estou confusa!!!

Já assisti as lives da Prof Juliana, mas ainda sim, estes pontos estão confusos pra mim!!

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Iza, boa noite.

Vamos esclarecer suas dúvidas sobre a contribuição do INSS no plano normal para autônomos e profissionais liberais.

Sim, seu entendimento está correto. No Plano Normal, o valor a ser pago é de 20% da receita bruta, tendo como base mínima o valor do salário mínimo e o máximo do teto da previdência.

Se em um determinado mês a receita foi de R$ 3.000,00, o pagamento do INSS será de 20% sobre este valor (R$ 600,00). Não é necessário fazer uma guia complementar até atingir o teto. O recolhimento é feito com base na receita de cada mês, não sendo afetado pelos meses anteriores.

Se a receita em um determinado mês for abaixo do salário mínimo, você pode optar pelo Plano Simplificado de Previdência, que tem uma alíquota de 11% sobre o salário mínimo. No entanto, se a intenção é recolher pelo Plano Normal, é possível complementar a contribuição para alcançar o valor do salário mínimo. Para isso, você pode utilizar o serviço “Ajustes para Alcance do Salário Mínimo” disponível no Meu INSS.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.