Lançamento contábil

CG
    🌱
    🌱 0 pts

Eu tenho uma empresa que tem um empréstimo de mútuo entre coligadas ,a empresa obteve um lucro no fim do exercício eu estava pensando em pegar o lucro acumulado e abater no empréstimo

Mais isso não seria distribuição de lucro necessariamente ele precisaria enviar o dinheiro para coligadas.

Como eu faço pra diminuir a conta de empréstimo e do lucro acumulado? Quais lançamento tenho que fazer?

1 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Caio, bom dia.

Depende das práticas contábeis usada na sua empresa. Para abater o lucro acumulado no empréstimo de mútuo entre empresas coligadas, você deve realizar os lançamentos contábeis adequados que reflitam essa operação. Aqui está um exemplo simplificado de como você pode proceder:

1. Redução do Passivo (Empréstimo de Mútuo):

• Crédito: Empréstimos de Mútuo (Passivo Circulante ou Não Circulante, dependendo do prazo de vencimento)

• Débito: Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)

2. Registro da Distribuição de Lucros (se aplicável):

• Crédito: Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)

• Débito: Dividendos a Pagar (Passivo Circulante) ou Transferência para Contas de Coligadas (se o dinheiro for enviado)

Esses lançamentos refletem a utilização do lucro acumulado para reduzir o valor do empréstimo de mútuo e, se for o caso, a distribuição de lucros para as coligadas.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.