Lançamento de Compra e Pagto Fatura de Cartão de Crédito

AT
    🌱
    🌱 112 pts

Boa tarde! Paz e Bem!!!

Como faço lançamento de compra de cartão de crédito e pagto da fatura do cartão ?

4 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Alessandro, tudo bem?

O lançamento da compra no cartão de crédito e o pagamento da fatura podem ser registrados da seguinte forma:

Lançamento da Compra no Cartão de Crédito
    Quando a empresa faz uma compra/pagamento utilizando o cartão de crédito, ela assume uma obrigação a pagar. O lançamento será:

Débito: Fornecedor/Despesa (vai depender da situação, você precisa analisar cada caso)
    Crédito: Cartão de Crédito (Passivo Circulante)

Exemplo: Se a empresa fez pagamento de uber R$ 50,00 o lançamento será:

Débito - Despesas Taxi/Uber: R$ 50,00
    Crédito - Cartão de Crédito a Pagar: R$ 50,00

Lançamento do Pagamento da Fatura
    Quando a empresa paga a fatura do cartão de crédito, a dívida é quitada. O lançamento será:

Débito: Cartão de Crédito a Pagar (Passivo Circulante)
    Crédito: Banco (Ativo Circulante)

Se a fatura for paga parcialmente, o saldo restante continuará como passivo até ser quitado. Caso haja juros ou encargos, eles devem ser registrados como Despesas Financeiras.

Espero ter ajudado!

AT
    🌱
    🌱 112 pts

@Thamires Gomes Boa noite Thamires, no caso aqui a empresa compra mercadoria no cartão da empresa para revender e pega as notas fiscais. Como faço esse lançamento? Porque ele me manda a fatura do cartão com as Notas Fiscais, aí eu separo NF por NF e faço o pagamento no banco conforme fatura do Cartão, estou correto fazer isso?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.