Lançamentos contábeis

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Gostaria de saber como fazer esses lançamentos que apareceram para mim no extrato bancário

1. Saiu R$150,00 do banco com descrição “Devolução Cobrança Indevida

D - BANCO

C - ?

1. Entrou R$30.000,00 no banco com a descrição “Saldo Liquido Invest”.

D - ?

C - BANCO

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Andréia, tudo bem?

Sobre o primeiro lançamento de R$150,00 com a descrição “Devolução Cobrança Indevida”, é importante verificar com o seu cliente qual foi a origem desse valor — por exemplo, se ele pagou algo a mais a um fornecedor e agora está recebendo esse estorno/devolução.

Isso porque, para fazermos o lançamento contábil correto, precisamos identificar qual foi a operação original.

Se, por exemplo, o lançamento original foi o pagamento de um fornecedor:

D - Fornecedor
    C - Banco

A devolução seria o lançamento inverso:

D - Banco
    C - Fornecedor

Ou seja, a conta de crédito na devolução nesse caso será a mesma da conta de débito na operação original.

Sem essa informação, não consigo te sinalizar com certeza qual conta usar no crédito. Então o ideal é confirmar com o cliente o que originou essa devolução.

Já no segundo caso, com a entrada de R$30.000,00 no banco com a descrição “Saldo Líquido Invest”, tudo indica que se trata de um resgate de investimento.

Nesse caso, o lançamento seria:

D - Aplicação Financeira
    C - Banco

Mas também te oriento confirmar com o seu cliente.

Espero ter ajudado!

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Eu não tenho como falar com o cliente, preciso de ajuda justamente por isso.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Andréia De Jesus Santos Olá! Não consigo auxiliar sem saber qual foi a operação anterior ao estorno. Verifica então no extrato de teve algum pagamento nesse valor pra ter ocorrido a devolução depois.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.