Boa noite Thais,
os valores dos lucros que não foram distribuídos, devem ficar na conta de Lucros Acumulados, a empresa estando no Simples Nacional.
Espero ter ajudado.
Olá, boa tarde!!
Gostaria de saber se têm alguma forma correta para:
As transferências que realizamos no dia 02/01 do ano seguinte, dos valores de Lucros Distribuídos do ano anterior e do Lucro do Período (Anual), deve-se transferir para a conta contábil: “Lucros Acumulados” ou “Reserva de Lucros a Realizar”, ambas serão utilizadas todo início de ano para transferir esses mesmos valores. (Detalhe: esta empresa em específico será o primeiro ano realizando essas transferências de saldo, por isso, a dúvida entre qual lançar). E estes valores que serão transferidos para alguma dessas contas ficarão lá durante todo o ano, servindo realmente como uma reserva que ‘sobrará’, para caso precise suprir para o Lucro Distribuído durante todo este ano de 2025 e quando for fazer o mesmo procedimento em 2026.
Desde já, agradeço.
Boa noite Thais,
os valores dos lucros que não foram distribuídos, devem ficar na conta de Lucros Acumulados, a empresa estando no Simples Nacional.
Espero ter ajudado.
Bom dia!!
@Raquel Souza Andrade, @Thamires Gomes e em caso de empresas Lucro Presumido/Real ?
E a pergunta foi ao contrário: para os lucros que foram distribuídos e para o lucro do período (ano).
Aguardo resposta, obrigada.
@Thais Rosária Para os lucros distribuídos você débita em lucros acumulados e credita no banco.
D: Lucros Acumulados 100,00
C: Banco 100,00
Espero ter ajudado.
@Raquel Souza Andrade , @Thamires Gomes , então acho que não estou conseguindo descrever bem minha dúvida.
A dúvida no caso é: os valores que já foram distribuídos, estão no PL, e após o zeramento no final do ano, o valor que fica em LUCRO DO PERÍODO. Quero saber qual a diferença e/ou a melhor maneira para transferi-los, para LUCRO ACUMULADO ou RESERVA DE LUCRO, e qual a diferença entre..
Bom dia, tudo bem?
O lucro do período é somente após apuração do resultado, seja trimestral ou anual.
Após a apuração, caso a empresa seja do Simples Nacional você pode transferir para conta de Lucros Acumulados e assim fazer a distribuição proporcional as quotas do sócios. Que podem ser feitas mensalmente ou conforme a necessidade.
Espero ter ajudado.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.