MEI comprou carro e agora é ME no Simples

DO
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Uma empresário que era MEI comprou um carro financiado no CNPJ há algum tempo atrás, porém, agora ele desenquadrou e passou a ser um ME do Simples Nacional a partir de dezembro de 2024.

Minha dúvida é: qual a forma correta de fazer a contabilização desse veículo, tendo em vista que o contábil dessa empresa vai começar em 12/2024, e já foram pagas várias parcelas há alguns meses atrás quando ele ainda era MEI e não tinha nenhum controle contábil.

Desde já agradeço a atenção.

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Diego, boa noite.
    Considerando a transição de Microempreendedor Individual (MEI) para Microempresa (ME) no Simples Nacional, é necessário seguir alguns passos importantes. Primeiro, o valor total do veículo deve ser registrado no ativo imobilizado da empresa. Isso inclui o valor pago como entrada no momento da compra e o valor financiado, que deve ser registrado como uma obrigação no passivo.
    Os lançamentos contábeis devem refletir a aquisição do veículo, com um débito na conta de veículos (ativo imobilizado) pelo valor total do bem, um crédito na conta de bancos/caixa (ativo circulante) pelo valor da entrada, e um crédito na conta de financiamentos a pagar (passivo circulante e não circulante) pelo valor financiado. Além disso, os juros futuros devem ser registrados como uma conta redutora do passivo, com um débito na conta de juros a transcorrer (passivo) e um crédito na conta de financiamentos a pagar (passivo) pelo valor total dos juros.
    Mensalmente, os pagamentos das parcelas devem ser registrados, separando a amortização do principal e os juros. Isso envolve um débito na conta de financiamentos a pagar (passivo) e um crédito na conta de bancos/caixa (ativo circulante) pelo valor da parcela. Os juros devem ser reconhecidos como despesa financeira, com um débito na conta de despesa de juros (resultado) e um crédito na conta de juros a transcorrer (passivo) pelo valor dos juros do mês.
    Para ajustar as parcelas pagas antes do início da contabilidade formal em dezembro de 2024, é necessário fazer um ajuste inicial. Isso envolve um débito na conta de financiamentos a pagar (passivo) e um crédito na conta de bancos/caixa (ativo circulante) pelo valor das parcelas já pagas.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.