Mercadoria ou Despesa

VN
    🌱
    🌱 10 pts

Boa tarde!

Meu cliente faz Miniaturas de veículos sob encomenda (modelismo). (Venda no 6101/ 5101)

Ele compra madeira bruta, arame, cola, tinta, adesivos e outras coisas para confeção das miniaturas.

Estou muito na dúvida em onde lançar essas compras, se preciso lançar estoque (Mercadorias AC), ou se lanço como Despesa.

Se fizer estoque não sei como vou diminuir, pois é comprado tudo bruto e não em unidades.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Jaíne! Tudo bem?

Entendo a sua dúvida. Como seu cliente fabrica miniaturas, os materiais que ele utiliza no processo de produção, como madeira, arame, cola, e tinta, podem ser classificados como matéria-prima e devem ser lançados no estoque de matéria-prima (Ativo Circulante). A cada venda ou utilização desses itens no processo produtivo, o estoque precisa ser ajustado, baixando os materiais utilizados.

É importante que seu cliente mantenha um controle rigoroso sobre o custo do estoque, garantindo que todas as entradas e saídas estejam devidamente registradas e controladas. Dessa forma, o custo de produção será calculado corretamente. E ele precisará te passar a posição atual do estoque dele. Um sistema de controle de estoque pode ajudar.

Já as despesas que não estão diretamente ligadas à produção, como contas de luz ou aluguel, devem ser classificadas como despesas operacionais.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.