o que fazer apos a legalização de uma empresa ME?

WV
    🌱
    🌱 0 pts

Olá !

Pessoal alguém sabe me informar qual o próximo passo depois que faz o desenquadramento de um MEI? ele já foi legalizado na junta comercial e o contrato está assinado. será um ME. podem me indicar qual aula explica sobre esse passo ?

11 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (11)

KK
    1.106 pts

Olá, boa tarde Wellita.

Você precisa fazer o processo de transformação, na junta comercial!

Você pode verificar procedimento dentro da junta do seu estado, cada estado tem uma forma própria de proceder.

caso tenha dúvidas pode nos passar o seu estado.

Espero ter ajudado.

WV
    🌱
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn como disse na pergunta esse processo ja foi efetuado . Preciso saber o próximo processo ? escolher a tributação ??

KK
    1.106 pts

@Wéllita De Lima Vieira No caso o seu cliente vai trabalhar como simples nacional imagino!

Nesse link você consegue verificar se ele já está como optante, mas creio que sim, como era MEI normalmente ele já vai automático para o simples nacional.

nesse caso seria apenas fazer a contabilidade de fato, ai temos o curso de rotinas contábeis que vai te ajudar.

e dentro da empresa é preciso regularizar bombeiro, vigilância sanitária, alvará, conforme necessidade do tipo de trabalho, programa para emissão de notas.

Espero ter ajudado.

Simples Nacional
    WV
    🌱
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn Maravilha ! Irei ver as aulas indicadas , Porém tenho mais uma duvida . São dois cliente MEI desenquadrado por opção “ Natureza Jurídica Vedada “ o Porte è ME e Natureza Jurídica Sociedade Empresaria Limitada com um único socio. Como Lanço o pro-Labore ? Cadastro no Esocial ? Inclusive uma das cliente é socia estava Recebendo Salario Maternidade . Como devo proceder nesses casos ??

WV
    🌱
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn Ainda não tenho o sistema . Estou bem por fora de como agir . Por isso estou buscando ajuda além de ver as aulas .

KK
    1.106 pts

@Wéllita De Lima Vieira Entendi, eu particularmente nunca cadastrei um pró-labore pelo E-social, sempre utilizei sistema, recomendo que verifique a questão do sistema por causa das outras demandas que vai precisar, existem alguns mais em conta e alguns que você pode começar no gratuito, (calima) sei que tem outros mas não conheço, recomendo dar uma pesquisada a respeito.

Sobre o e-social acredito que as aulas de DP podem clarear a sua mente a respeito do assunto.

Espero ter ajudado.

WV
    🌱
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn Essa cliente é bem simples . Não tem funcionário , e somente emissão de NFs, maquininha de cartão . E apuração de imposto. talvez seria inviável um sistema ja que só tenho ela como cliente sendo uma microentidade . Vc que tem mais experiencia acredita que é viável fazer o lançamento do pro-labore pelo esocial ?

KK
    1.106 pts

@Wéllita De Lima Vieira Na verdade o que importa é que a empresa é do simples nacional, então ela vai precisar ter escrituração contábil, você não vai conseguir fazer esse processo sem um sistema contábil.

Recomendo o curso de contabilidade para Micro entidades, vai abrir sua mente a esse respeito, principalmente para a questão da distribuição de lucros.

Da uma olha em programas gratuitos, mais em conta, e tem alguns que você paga um x por empresa.

Sobre o pro-labore você pode fazer pelo e-social, mas recomendo verificar primeiramente a questão do sistema.

Espero ter ajudado.

WV
    🌱
    🌱 0 pts

karine como disse na pergunta esse processo ja foi efetuado . Preciso saber o próximo processo ? escolher a tributação ??

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.