Passivo circulante e não circulante

AL
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho um empréstimo registrado no passivo não circulante. Minha dúvida é: quando eu começar a pagar esse empréstimo, preciso mover o valor correspondente para o passivo circulante ou faço as baixas diretamente no não circulante?

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Aline, tudo bem?

Geralmente, desde o primeiro lançamento deste empréstimo, já foi realizada a separação do valor que ganhou no passivo circulante (12 primeiras parcelas), enquanto o restante do valor ficou no passivo não circulante.

Quando as 12 primeiras parcelas são pagas e o saldo dessa conta fica em 0,00, você irá transferir o passivo não circulante mais um valor de 12 parcelas para o passivo circulante para pagamento nos próximos meses. Este processo se repete até que ambos, passivo circulante e não circulante, estejam totalmente liquidados.

Os pagamentos mensais serão então realizados no passivo circulante.

Suponha que você tenha um empréstimo de R$ 120.000,00 a ser pago em 24 parcelas mensais de R$ 5.000,00 cada. No momento da contratação, você fará os seguintes lançamentos para registrar a dívida:

• Débito: Caixa/Bancos - R$ 120.000,00

• Crédito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Não Circulante) - R$ 120.000,00

Logo no início, você deve reclassificar como 12 primeiras parcelas (R$ 5.000,00 x 12 = R$ 60.000,00) do passivo não circulante para o passivo circulante:

• Débito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Não Circulante) - R$ 60.000,00

• Crédito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Circulante) - R$ 60.000,00

A cada mês, ao efetuar o pagamento de uma parcela de R$ 5.000,00, você faz o seguinte lançamento:

• Débito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Circulante) - R$ 5.000,00

• Crédito: Caixa/Bancos - R$ 5.000,00

Após pagar as 12 primeiras parcelas, o saldo do passivo circulante será zero. Agora, você reclassifica as próximas 12 parcelas (R$ 5.000,00 x 12 = R$ 60.000,00) do passivo não circulante para o passivo circulante:

• Débito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Não Circulante) - R$ 60.000,00

• Crédito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Circulante) - R$ 60.000,00

Continuar a pagar as parcelas mensais da mesma forma:

Pagamento mensal:

• Débito: Empréstimos e Financiamentos (Passivo Circulante) - R$ 5.000,00

• Crédito: Caixa/Bancos - R$ 5.000,00

Depois de 24 meses, todas as parcelas terão sido pagas e o empréstimo será totalmente liquidado.

Espero ter ajudado!

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Eu estava com essa dúvida, que explicação maravilhosa! Parabéns e muito obrigada!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.