Pro labore para Comprovação de Renda

EP
    🌱

Oi Pessoal, sou novo na contabilidade e gostaria da ajuda d e vocês, meu parente estava questionando comigo que o banco pediu para ele uma comprovação de renda, e o que ideal seria fazer a Declaração do Imposto de Renda só que ao ir no contador dele, o contador mudou o Pro Labore dele nessas condições, minha duvida é, como contador eu posso fazer isso para o meu cliente sem risco algum ?

O contador fez isso de 3 meses seguidos… é normal ?

Obs: Perdoe a minha ignorância =D

9 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, Eduardo;

Nos cenários onde há exigência da comprovação de renda por parte do sócio, muitas vezes utiliza-se do IRPF por constar os rendimentos isentos (Lucros) pagos pela empresa.

Neste caso acima, o contador informou de que a renda do sócio na base de R$7.500 provém do pró-labore (Renda tributável).

Porém, como o pró-labore interfere nos resultados da empresa, atentar-se de que poderá causar prejuízos a ela mesma. Além do fato de que o recibo de pró-labore trata-se do pagamento e não do provisionamento do saldo.

EP
    🌱

Aquele Imposto de renda retido na fonte de 1.166,50 será pago por algum DAE? no ano que vem na declaração de IRPF muda alguma coisa?

ou são apenas valores lançados que não terá consequência alguma ?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Bom dia. Isso mesmo! Será gerado via DCTFWEB da empresa. No IRPF, será utilizado para antecipação do valor devido e passível de restituição.

Para empresa, será um débito declarado e o não pagamento caracteriza-se como crime de apropriação indébita;

EP
    🌱

Nossa, agora sim entendi Paulo, então sugere-se que mais sábio serio fazer a declaração de IRPF seria o mais coerente possível, correto?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.