Profissionais autônomos e liberais

ES
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Eu terminei o curso de autônomos e profissionais liberais, mas fiquei com duas dúvidas e creio que alguém poderá me ajudar.

Quanto ao pagamento do INSS, no caso de se optar pelo alíquota de 20% de contribuição, esta se aplicará obrigatoriamente sobre a renda total obtida no mês ou em relação ao salário mínimo?

No caso do carnê-leão nos meses em que o rendimento obtido não atinja o valor de tributação eu deixo o espaço referente ao mês em branco ou registro normalmente?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Everson, bom dia.

1. Pagamento do INSS: A alíquota de 20% de contribuição ao INSS se aplica sobre a renda total obtida no mês, desde que essa renda esteja entre o salário mínimo e o teto do INSS. Portanto, se o total da remuneração mensal recebida pelo contribuinte individual por serviços prestados a uma ou mais empresas for inferior ao limite mínimo do salário de contribuição, o segurado deverá recolher diretamente a complementação da contribuição incidente sobre a diferença entre o limite mínimo do salário de contribuição e a remuneração total por ele recebida ou a ele creditada, aplicando sobre a parcela complementar a alíquota de 20%.

2. Carnê-Leão: Mesmo nos meses em que o rendimento obtido não atinja o valor de tributação, você deve preencher o Carnê-Leão normalmente. Nesse caso, você preencherá normalmente, mas não haverá incidência do tributo.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.