Qual o atual momento que eu me torno responsavel pela contabilidade da empresa de meu cliente?

EP
    🌱
    4 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Eduardo, boa noite.

A responsabilidade do contador começa a partir do momento em que ele recebe as informações corretas e dentro do prazo adequado por parte do cliente. Isso inclui o controle de créditos tributários, aplicação de alíquotas e outras questões que influenciam a emissão de guias para recolhimento dos tributos de uma empresa.

De acordo com o Código Civil, a relação do contador com a empresa é a de "preposto" (o contador) e "preponente" (a empresa, ou o cliente). Segundo o artigo 1.177 do Código Civil, os registros feitos na contabilidade da empresa (preponente, o cliente), por qualquer um dos prepostos (contador) encarregados por fazer essa escrituração, têm os mesmos efeitos como se o próprio cliente tivesse feito.

Portanto, você se torna responsável pela contabilidade da empresa do seu cliente a partir do momento em que começa a receber e registrar as informações financeiras e fiscais da empresa.

Espero ter ajudado!

EP
    🌱

Oi Edilene, tem alguma area em que preciso enviar algum documento comprovante que sou o atual contador dessa empresa?
    Ou posso apenas fazer a contabilidade atual do meu cliente ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.