Receita de aluguel

AR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde colegas, como estão?

Estou iniciando meus serviços de lançamentos contábeis para um escritório e percebi que os lançamentos de receitas de aluguel (de galpões que o empresário comprou e passou a receber estes aluguéis) havia sido feito da seguinte forma: débito - banco e crédito -aluguel a receber (conta que também está no ativo).

Minha dúvida é se essa operação está correta ou se eu preciso passar a realizar essa operação de outra forma… tipo creditar a receita talvez em receitas de aluguel e debitar o banco mesmo.

O que vocês profissionais acreditam ser o melhor a ser feito?

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ana, boa noite.

A operação de lançamento contábil que você mencionou está correta. Quando você recebe o aluguel, deve registrar a receita com um débito na conta "Clientes" e um crédito na conta "Receita de Aluguel". Isso reflete que você tem um direito a receber esse valor dos clientes.

Aqui está como o lançamento deve ser feito:

D - Clientes (valor do aluguel) C - Receita de Aluguel (valor do aluguel)

Isso indica que você está reconhecendo a receita de aluguel que foi acordada com os clientes e que está esperando para ser recebida. Quando o dinheiro realmente chegar ao banco, você fará um lançamento separado para refletir essa transação:

D - Caixa ou Banco (valor do aluguel) C - Clientes (valor do aluguel)

Esse segundo lançamento mostra que o dinheiro foi recebido e está disponível em sua conta bancária. É importante manter esses registros precisos para uma contabilidade clara e para fins fiscais.

Espero ter ajudado!

AR
    🌱
    🌱 0 pts

Entendi Edilene, muito obrigada!

Então a questão apenas era que estava incompleta, correto?

Passarei isso para minha superiora 🥰🥰🥰

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.