Reembolso de Despesa - Tratativa Contábil

TP
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados,

Reembolso de Despesa - Como deve ser reconhecido a Receita decorrente de Reembolso de Despesa?

Situação de Caso 1:

Sócio não teve condições de pagar as despesas como gasolina, refeição e entre outros decorrente da prestação de serviço dele pela conta PJ e acabou pagando pela PF, mas a empresa que toma seu serviço Reembolsou na conta PJ, como eu devo reconhecer contabilmente essa Receita? Devo reconhecer como Receita Diversas ou criar uma conta no plano de contas como Reembolso de Despesa no campo de Receitas?

Situação de caso 2:

Ele faz retiradas desses valores que foram reembolsados na PJ para conta PF dele, como eu devo reconhecer essa retirada? Devo reconhecer como despesa mesmo como se ela tivesse ocorrido na conta PJ ou como Retirada de lucro?

Atenciosamente,

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

KK
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá! Bom dia Thalya.
    Dobre a questão 1 eu reconheceria como receita, visto que foi recebido de pessoa jurídica.

O reembolso de despesas funciona assim:
    um funcionário ou sócio tem um gasto com passagens viagens etc...
    EX:
    D- despesas com viagem
    C- cxa bco
    Ai coloca no histórico a que se refere:
    desp com viagem do socio/funcionario fulano de tal etc...

Com as retiradas dele eu faria o lançamento acima!

Espero ter ajudado!
    TP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Bom dia!

Hm, eu também compreendo desta forma, tendo em vista que ele como sócio desembolsou despesas que na verdade são da empresa, logo não faria muito sentindo deduzir como Retirada de lucro, tendo em vista que seria um valor devolutivo de recomposição do que foi gasto do patrimônio dele (sócio).

Então eu posso estar considerando:

Receita 

D - Banco
    C - Despesa c/Viagens

*Acredito que o crédito pode ser registrado dentro da própria conta do gasto, nisso um validaria o outro despesa - reembolso.

Retirada para conta do Socio 

Registro da despesa

D - Despesa c/Viagens (pagto realizado pelo sócio)
    C - Contas a Pagar (pagto realizado pelo sócio)

Pagamento da despesa

D - Contas a Pagar (pagto realizado pelo sócio)
    C - Banco (pagto realizado pelo sócio)

Acredito que ambos estejam nos conformes, desde já, muitíssimo obrigada pela orientação!!!!!
    KK
    🌱
    🌱 0 pts
    correto, perfeito!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.