RETIRADO VALOR MAIOR QUE O LUCRO(SIMPLES NACIONAL)

BO
    🌱
    Bruno Olivira
    🌱 0 pts

Bom dia Prezados,

Gostaria de tirar uma dúvida com os caros colegas, seria o seguinte:

Fiz o fechamento contábil de uma empresa do simples nacional, comercio e serviço.

O lucro líquido do exercício deu em média 18 mil reais, porém no decorre do ano de 2024, que é o ano que estou fazendo o encerramento e zeramento das contas, foi constatado que meu cliente tinha tirado uns valores a maior, que a soma deu em média 23 mil reais.

Nesse caso, como poderia proceder de maneira legal para deixar tudo alinhado?
    Poderia colocar essa diferença como empréstimo, fazendo o devido reconhecimento da dúvida com contrato e seus respectivos juros e o cliente pagar a empresa?
    Ou os colegas teriam outra ideia de como deixar alinhado.

Porém, já fiz orientação ao cliente que lucro só se tira quando é realmente apurado e realizado as demostrações contábeis, e fiz carta de responsabilidade de administração para ele assinar.

Poderiam me ajudar por favor?! Desde já grato…

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Jose Bruno, tudo bem?

Você pode tratar a diferença de R$23.000,00 como um empréstimo, desde que formalize um contrato de mútuo entre o cliente e a empresa, com termos claros de pagamento, juros e prazos.

Além disso, a carta de responsabilidade que você fez é uma medida importante, garantindo que o cliente entenda a situação e se comprometa a fazer a apuração de lucros de forma correta no futuro.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.