Simples Nacional Anexo II e III

AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts

Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

Meu cliente trabalha como redator, mas faz trabalho de publicidades. Ele tem CNAE de Edição de livros e promoção de vendas. Vi que se utilizar o cnae de edição de livros, consegue se enquadrar como industria no anexo II, mas fiquei na dúvida o que isso pode impactar para ele, visto que ele presta serviço de publicidade e não é uma industria.

E sobre as obrigações acessórias, como ele é apenas 1 sócio e administrador, não precisa apresentar outras declarações além do DAS né? Como se enquadrou no simples Nacional, seria apenas o DEFIS anual no próximo ano, seria isso?

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Aluã, boa tarde!
    O Anexo II do Simples Nacional é destinado a atividades industriais. Se o seu cliente presta serviços de publicidade, ele não se encaixaria corretamente nesse anexo. Escolher um enquadramento inadequado pode resultar em tributação errônea.
    Independentemente do CNAE escolhido, o enquadramento no Simples Nacional traz algumas obrigações acessórias, como a emissão de notas fiscais, a entrega das declarações mensais de faturamento (DAS), a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) anual.
    Espero ter ajudado 
    AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts
      Sobre a DEFIS, como a empresa será desenquadrada e iniciará como Simples Nacional em 09/2023, a DEFIS entrego só ano que vem, certo? GFIP preciso entregar sem movimento? Visto que ele não tem funcionário.
    ER
    🌱
    🌱 6 pts
      A Defis deve ser entregue até 31/03/2024. Quanto à GFIP sem movimento, ela deve ser entregue desde a abertura da empresa, mesmo sem funcionário.
    AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts
    Boa noite Edilene, obrigado pelo feedback. Tenho uma outra dúvida, quando vou fazer a viabilidade e mudança de endereço, o meu cliente tem uma casa alugada no nome da esposa, tem algum problema para mudar o MEI para ME dele com um endereço alugado em nome de outra pessoa?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.