Olá Vania, boa tarde.
As contas contábeis devem ser separadas de acordo com cada sócio, dessa forma cada um terá sua distribuição, sua participação, seus valores.
Espero ter ajudado.
Como que eu faço a contabilização de uma SCP? E a distribuição de lucros no balanço fica como? Para distribuir os lucros pro sócio participante (que é o que só entra com o capital).
Dentro da conta lucros acumulados SCP no PL eu posso criar uma conta com o nome do sócio participante?
Olá Vania, boa tarde.
As contas contábeis devem ser separadas de acordo com cada sócio, dessa forma cada um terá sua distribuição, sua participação, seus valores.
Espero ter ajudado.
Mas isso junto do balanço normal da empresa? Ou preciso fazer separado? No art. 269 do regulamento do imposto de renda fala que a escrituração das operações de sociedade em conta de participação deverá ser efetuada em livros próprios. Mas isso do balanço está confuso pra mim.
Olá, boa tarde.
Tem aparte do sócio ostensivo e o sócio participante.
O sócio ostensivo é o responsável pela gestão e contabilização da SCP. As operações da SCP são registradas em sua contabilidade, de forma segregada. Deve criar contas específicas para identificar as transações da SCP.
O sócio participante tem seu aporte de capital é registrado como um investimento na contabilidade do sócio ostensivo. Não participa diretamente da gestão ou contabilização da SCP.
As contas contábeis devem ser específicas para SPC, separando as operações do sócio ostensivo.
A forma de distribuição dos lucros deve estar claramente definida no contrato social da SCP.
Pode ser proporcional ao capital investido ou seguir outros critérios acordados entre os sócios.
Os lucros da SCP são acumulados em uma conta específica no Patrimônio Líquido (PL) do sócio ostensivo, segregada das suas demais operações.
A distribuição dos lucros ao sócio participante é feita através da redução desta conta.
Conta do Sócio Participante:
É possível criar uma conta no PL do sócio ostensivo para registrar a participação do sócio participante nos lucros da SCP.
Exemplo: "Lucros a Distribuir - Sócio Participante".
É importante lembrar que contabilmente as contas da SCP ficam dentro do Balanço Patrimonial do Socio Ostensivo, porém de forma segregada, para que não se misturem com as demais operações do Socio Ostensivo.
Estou respondendo com base no código civil Art 991 a 996 e inst normativa 179/1987 da Receita federal.
Espero ter ajudado.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.