Escrituracao por extrato bancario ou notas fiscais

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Atualmente mensalmente peço o extrato bancario para os clientes, pelo extrato consigo classificar as receitas e despesas.

Porém por exemplo, identifiquei que o cliente recebeu 50 mil na conta e emitiu so 10 mil de nota fiscal, como faço nesse caso ? nao devo lançar peloe extrato bancario as receitas e sim pelas notas fiscais ? tenho duvida se apartir de agora deveria fazer o fiscal de entrada e saida so pelas notas e nao pelo extrato bancario. Mas se fizer so pelo fiscal, como faço os lançamentos do extrato bancario ?

alguem poderia me ajudar ?

obrigado!

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Bom dia!

Perante a legislação, a escrituração se daria pelas notas fiscais de entrada e saída (que são obrigatórias).

Já o extrato bancário, é feito apenas a conciliação das contas, como pagamentos e recebimentos dessas notas.

Se encontrar divergências, verifique com o cliente o que pode ter ocorrido, para escriturar da maneira correta.

Espero ter ajudado.

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, mas se a conta banco tem que estar batendo com o saldo final do mes, entendo que tudo que tiver no extrato bancario eu deveria ter lançado certo ? mas entao o problema seria o que esta no extrato que eu nao tenho documento fiscal certo ?

obrigado!

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Jhennifer Luana Pereira Dos Santos Isso. O saldo da conta bancária precisa bater com o extrato. O que pode dar divergência, são os lançamentos de entrada e saída.

Por exemplo: Uma entrada pode ser uma venda realizada, ou um reembolso de um pagamento. O valor foi recebido no extrato. Mas a tratativa fiscal e contábil, é diferente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.