Como contabilizar extratos com moeda estrangeira
Pessoal, estou com uma dúvida sobre a contabilização de empresas que possuem contas bancárias em moeda estrangeira (USD e EUR).
Considerando que a moeda funcional da empresa é o Real e observando o CPC 02 (R2), gostaria de entender qual seria o procedimento contábil mais adequado na prática.
Exemplo: a empresa possui uma conta em dólar e, durante o mês, realiza diversos recebimentos, pagamentos, transferências e outras movimentações diretamente nessa conta.
Minha dúvida é:
É possível manter o controle das movimentações em sua moeda original (USD/EUR) e, ao final de cada mês, fazer a conversão do saldo pela taxa de fechamento, reconhecendo a variação cambial?
OU
Cada movimentação precisa ser convertida para R$ individualmente, utilizando a taxa de câmbio correspondente à data da transação (ou uma taxa que se aproxime dela), e posteriormente o saldo da conta ser atualizado pela taxa de fechamento?
Na prática, estou buscando entender principalmente como vocês operacionalizam isso no sistema contábil, sem precisar fazer manualmente a conversão de cada movimentação.
Se alguém puder compartilhar o procedimento que utiliza e, principalmente, a fundamentação contábil para esse procedimento, agradeço.
Respostas da Comunidade (0)
Ainda sem respostas da comunidade. Seja o primeiro a responder!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.