Escrituração contábil empresa simples nacional

EL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite.

Empresa do Simples Nacional é obrigado fazer a escrituração contábil, correto?

Estou iniciando agora, é um dos meus primeiros clientes de contabilidade mensal, ele não quer me enviar os documentos para fazer a escrituração contábil. Disse que por enquanto apenas o envio fiscal e DP recolher o pró-labore e INSS dos sócios. Não sei como agir, se fizer um contrato de prestação de serviço especificando que não vou fazer a parte contábil, por responsabilidade do cliente estarei resguardada de problemas futuros? Ou eu não corro risco de dar algum problema para min?

Ou empresa do Simples Nacional não precisa fazer a parte contábil, já que ele nao vai participar de licitações que exige o balanço Patrimonial?

É uma empresa prestadora de serviço, fatura em torno de R$10.000,00 mensal. Tem dois sócios, não tem funcionario.

Desde já agradeço a ajuda.

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Elizete, tudo bem?

Sim, empresa do Simples Nacional é obrigada a fazer a escrituração contábil. Mesmo que a empresa não participe de licitações, a contabilidade é uma obrigação legal. Se o cliente não quer enviar os documentos para isso, o ideal é fazer um contrato deixando claro que você vai prestar só o serviço fiscal e que a contabilidade será responsabilidade dele. Isso ajuda a te proteger, mas não elimina totalmente os riscos. Por isso, avalie bem se vale a pena trabalhar com um cliente que já começa dificultando o processo, porque pode trazer problemas no futuro.

Espero ter ajudado!

EL
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes Especificando em contrato de prestação de serviço que irei fazer a penas parte fiscal e recolher o pró-labore, quais problemas futuros podem me acontecer?

Estou avaliando sim, meu primeiro cliente mas nao quero problemas para o futuro. Ele concordou colocar em contrato mas mesmo assim tenho medo. Ele disse que ia se organizar para passar as informações para elaboração da parte contábil também, mas nao sei quando vai ser.

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Elizete Lahass Olá!

Sim, seria possível especificar, mas sinceramente, não é o mais adequado. Particularmente, não recomendo prestar esse tipo de serviço, pois pode trazer riscos futuros.
    De qualquer forma, a decisão é sua , avalie se realmente vale a pena assumir esse tipo de responsabilidade.

Quanto aos possíveis problemas, não consigo afirmar com certeza quais poderiam surgir, pois isso dependeria da interpretação de uma eventual fiscalização, seja por parte do CRC ou da Receita Federal.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.