APLICAÇÕES FINANCEIRAS

LH
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite pessoal, tudo bem com vocês?

Seguinte, tem um cliente que enviou o extrato da aplicação sicredi no formato Excel. Nessa planilha contam os rendimentos acumulados durantes os meses e no final valor de IRPF e valor líquido. As dúvidas são:

1) A contabilização dos rendimentos posso fazer deste jeito:
    D- Aplicação

C – Receita Financeira a Apropriar (AC – Retificadora)

2) O valor do IR, que aparece eu lanço apenas no final quando for resgatar o valor da aplicação? Além disso, lanço o valor do rendimentos contra a retificadora para zerar o saldo?

3) O valor que deve aparecer no balancete da aplicação é o bruto ou líquido?

Desde já agradeço a atenção!

8 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Lucas, tudo bem?

A estrutura está correta, apenas com uma sugestão de ajuste na conta de crédito. Os rendimentos podem ser registrados da seguinte forma:

• Débito: Aplicações Financeiras

• Crédito: Receita Financeira a Apropriar (passivo)

O IRRF só deve ser reconhecido no momento do resgate da aplicação:

• Débito: IR Retido a Compensar

• Crédito: Aplicações Financeiras

No balancete, o valor da aplicação deve aparecer bruto que foi aplicado. Quando houver resgate, você vai lançar o resgate líquido, o IRRF e o IOF se houver.

Espero ter ajudado!

LH
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes obrigado! Mas fiquei em dúvida agora, essa parte do valor da aplicação que apareça no balancete, vi aqui em outra resposta que seria o bruto. Tem algum e-book que contém essas informações? Ou por qual IN?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Lucas Dos Santos Hens Olá! Desculpa, foi um equivoco na digitação. Aparece o valor bruto mesmo. Já corrigi a resposta anterior.

De fato é um assunto mais complexo. Mas na prática, quando você for fazendo, será tranquilo.

Espero ter ajudado!

LH
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes boa noite! Poderia tirar outra dúvida? Por exemplo: em uma aplicação financeira de 150.000, pré-fixada de 3 meses, o juros fosse de 30.000. Seria assim:

1) Na aplicação: D - Aplicação Financeira

C - Banco

2) Mês a mês o rendimento: D - Aplicação Financeira

C - (-) Rendimentos a Apropriar (Retificadora)

3) No resgate: D - (-) Rendimentos a apropriar

C - Receitas Financeiras

Seria isso?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Lucas Dos Santos Hens Oi, Lucas. Tudo bem?

Vamos esclarecer sua dúvida com base no exemplo que você passou.

1. No momento da aplicação financeira, o lançamento está correto:

• Débito em Aplicações Financeiras

• Crédito em Banco
      Valor: R$ 150.000,00

1. Reconhecimento mensal dos rendimentos, mesmo sendo prefixados, você pode reconhecer mês a mês com base na curva de rendimento, lançando:

• Débito em Aplicações Financeiras

• Crédito em Receita Financeira Diferida (Passivo)

A receita vai se acumulando no passivo, já que ainda não foi realizada nem tributada (principalmente em empresas do Lucro Presumido ou Real). Nesse caso, a Receita Diferida atua como uma conta de receita a apropriar, ou seja, uma obrigação futura da empresa de reconhecer essa receita no resultado.

1. No resgate da aplicação, faz-se:

• Débito em Receita Diferida (zerando o passivo) - o valor do rendimento

• Crédito em Receita Financeira (Resultado) nesse momento se LR ou LP irá tributar o rendimento apurado

• Débito em IRRF a compensar (se houver IR retido)

• Débito em Banco (valor líquido recebido)

• Crédito em Aplicações Financeiras (valor bruto resgatado

Portanto, sua linha de raciocínio está certa: a conta usada como “retificadora” pode ser tratada como Receita Diferida no passivo, e só será apropriada como receita no resultado no momento do resgate ou conforme definido pela política contábil da empresa.

Espero ter ajudado!

LH
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes bom dia Thamires! Obrigado! E essa linha de raciocínio eu posso usar nas pós-fixadas também ou tem tratamento diferente? No caso como não vou ter a informação do rendimento, eu posso reconhecer mês a mês direto na receita?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Lucas Dos Santos Hens Olá! Geralmente só utilizado dessa forma mesmo.

Você precisa pedir para seu cliente o informe tributável para você saber sobre os rendimentos.

Os bancos disponibilizam mensalmente. Com base nele, você consegue as informações para lançar na contabilidade.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.