Balancete inicial

VN
    🌱
    🌱 10 pts

Boa tarde!

Estou com um cliente que desenquadrou do MEI em 30/09, enquanto era MEI não tinha contabilidade. Quero iniciar a contabilidade dele na data em que passou a ser Simples 01/10.

Alguma orientação ou aula que possa me ajudar com esses lançamentos iniciais que preciso fazer?

Ou vocês acham que eu teria que fazer a contabilidade desde janeiro?

13 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (13)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Jaíne, tudo bem?

Entendo que, se a contabilidade fosse realizada desde janeiro (você cobraria por isso também, é claro), seria interessante por uma questão prática. Pois, no momento em que ele passa a ser do Simples Nacional, você teria os saldos certinhos na contabilidade, o que facilitaria a continuidade a partir de agora, já que ele está obrigado à contabilidade mensal.

No entanto, você também pode realizar uma implantação de saldos em 30/09 para começar a contabilidade mensal do cliente em 01/10.

Nesse saldo inicial, você pode lançar, por exemplo, o valor do capital social, saldo de banco/caixa, saldo das contas a pagar (fornecedores, impostos, etc.), entre outras situações, se necessário. Mas o básico seriam esses. A partir daí, você faz a contabilidade certinha todo mês.

Espero ter ajudado!
    VN
    🌱
    🌱 10 pts

Acredito que para conseguir fazer a Defis corretamente em março/24, seria melhor se tivesse a contabilidade de todo o 2023 né?

TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Se a empresa foi desenquadrada (por opção e não obrigada) do MEI no meio do ano (01/10 a 31/12), a DEFIS será referente exclusivamente a esse período. Para o período em que a empresa ainda era optante pelo MEI (01/01 a 30/09), a obrigação será a DASN.

Portanto, no próximo ano, a empresa terá duas obrigações:
    1. DEFIS: Referente ao período de 01/10 a 31/12.
    2. DASN: Referente ao período de 01/01 a 30/09.

Observação do perguntas/respostas do manual do MEI:
    Nota: 1. Na hipótese de desenquadramento do Simei, a DASN-Simei relativa aos meses em que o empresário permaneceu no Simei deverá ser entregue até o último dia de maio do ano seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos. A DASNSimei, relativa ao período de janeiro a setembro, deverá ser entregue até o dia 31/05/2024. Como a empresa não encerrou suas atividades, apenas foi desenquadrada do Simei, não deve ser assinalada na DASN-Simei a opção de “situação especial”, que é específica para o caso de extinção da empresa. 

Espero ter ajudado!
    VN
    🌱
    🌱 10 pts

Muuito obrigada! Pesquisei sobre e não encontrei resposta, mas esqueci de olhar o manual.
    Obrigada mesmo ❤️

VN
    🌱
    🌱 10 pts

@Thamires Gomes Bom dia! Volto nesse assunto. Pode me ajudar de novo, por favor?
    Estou a dias tentando fechar o balanço de abertura e não fecha ativo e passivo, eu lancei só os saldos como falamos. O que posso estar esquecendo?
    A sócia retirou todo Lucro em 2022.

BALANÇO DE ABERTURA 12.2022.pdf
    TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Vagnoli Jaine Stark Nunes Olá, acredito que seja a informação do resultado da empresa que está faltando. Lucro x prejuízo. Qual o valor do lucro após você ter feito o encerramento?

Geralmente no balancete a diferença entre ativo e passivo é justamente o valor do resultado (lucro ou prejuízo).

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Vagnoli Jaine Stark Nunes apenas olhando assim é complicado dizer o que pode estar faltando. Mas me parece que não foi feito o encerramento do balanço.

VN
    🌱
    🌱 10 pts

@Thamires Gomes Muito obrigada!
    O Lucro foi de aprox 29.000, mas ela retirou aprox 28.500 dentro do mesmo ano.
    Então se eu lançar, ainda assim não fecha. Esse período eu não fiz contabilidade, só estou implantando os saldos.
    Obrigada querida por tentar ver. 🥰

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Vagnoli Jaine Stark Nunes Entendo. Geralmente essa diferença estaria dentro do PL na conta de lucros/prejuízos acumulados.

Você está fazendo todos os lançamentos contra a conta de balanço de abertura no PL?

VN
    🌱
    🌱 10 pts

Boa tarde@Thamires Gomes! Obrigada mais uma vez por responder!
    Mas como assim? Tenho que criar a conta “Balanço de Abertura” no PL?
    Mas como vou zerar essa conta depois? Pra ela não aparecer no ano seguinte?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Vagnoli Jaine Stark Nunes Olá, tudo bem?

Essa conta é zerada automaticamente porque, no balanço de abertura, o ativo e o passivo possuem valores iguais. Ao lançar todos os débitos e créditos correspondentes, a conta se ajusta e fica com saldo zero.

Existindo diferença entre o ativo e o passivo, essa diferença geralmente é o resultado da empresa até aquele momento, sendo lucro ou prejuízo acumulado.

Como o processo pode ser um pouco complexo para explicar de forma breve, sugiro que você assista às aulas indicadas abaixo. Elas abordam como realizar o balanço de abertura para empresas que não possuíam contabilidade anterior e vai te ajudar a entender melhor o procedimento.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800483-como-tratar-os-casos-de-inexistencia-de-contabilidade-anterior

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/3601954-pratica-aprenda-a-fazer-um-balanco-de-abertura-de-empresa

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.