Boa noite pessoal,

DR
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com dúvidas referente a sobras de energia: O valor de sobra de energia de mercado livre, é emitido uma nota de saída em nome da própria empresa. Esse lançamento fica somente no fiscal ou é preciso integrar para contabilidade? Pois se integrar ficaria como se fosse uma venda a receber, mas na verdade foi somente o crédito da sobra de energia.

Alguém domina esse assunto para me ajudar a entender?

5 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Debora, boa noite.
    Quando se trata de sobras de energia no mercado livre, a emissão de uma nota de saída em nome da própria empresa é necessária para registrar a operação. No entanto, essa nota não deve ser tratada como uma venda a receber. Em vez disso, deve ser integrada à contabilidade como um crédito de sobra de energia.
    O lançamento correto seria no fiscal como saída de energia, mas também deve ser integrado à contabilidade para refletir o crédito recebido pela empresa. Isso garante que a operação seja devidamente registrada e que os valores sejam corretamente contabilizados.
    Espero ter ajudado

DR
    🌱
    🌱 0 pts

Entendi, e você por gentileza poderia me trazer como seria esse lançamento no contábil?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Debora Ribeiro um modo de lançamento, seria:

Crédito de Energia:

D- na conta de Energia a Receber (Ativo Circulante)
    C- na conta de Energia Vendida (Receita)

Crédito da Sobra de Energia:

D- na conta de Energia Vendida (Receita)
    C- na conta de Crédito de Sobra de Energia (Patrimônio Líquido)

DR
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Muitíssimo obrigada Edilene! E sobre a nota fiscal, ela teria alguma particularidade? Fiscal eu entendo menos ainda…

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Debora Ribeiro A nota fiscal deve seguir as normas tributárias vigentes e incluir todas as informações necessárias, como a quantidade de energia, o valor, e a destinação do excedente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.