CAPITAL SOCIAL

MF
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite!
    Estou com uma dúvida. Estou com um cliente de uma empresa recém aberta por outro profissional, que me passou o contrato social e em conversa com o sócio foi verificado que o capital social informado não condiz com a realidade ( o sócio não tem esse valor disponível), como iniciar os lançamentos dessa contabilidade?

Posso lançar dessa forma:
    D - Capital a Integralizar
    C - Capital subscrito 

Mas e depois, como é feito, se esse valor não existe? Por quanto tempo posso deixar essa conta de capital a integralizar sem de fato integralizar um capital?
    2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Marcela, boa noite!
     Os artigos 1055 a 1059 e ainda o artigo 1004 do Código Civil ( Lei 10406/2002 ) dispõem sobre a integralização do capital na sociedade limitada onde a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas e que todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social nos prazos e pela forma que se estipular no contrato. O prazo para integralizar o capital subscrito é definido pelos sócios e fixado no contrato social, podendo ser no ato da constituição da sociedade ou até mesmo posteriormente, parcelado. 
    Espero ter ajudado😉
    MF
    🌱
    🌱 0 pts
    Então, Edilene! Primeiro, obrigada pela atenção! No contrato vem expresso "O capital encontra-se subscrito e integralizado pelos sócios da seguinte forma:". No entanto, esse valor não existe, gostaria de saber como eu, quanto contadora que estou assumindo essa contabilidade desde o início, devo proceder. Porque se eu fizer o lançamento de subscrição do capital como eu mencionei anteriormente, de que forma vou lançar essa integralização?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.