CAPITAL SOCIAL

MF
    🌱
    🌱 0 pts
    Bom dia! Empresa aberta em junho/2023. Ainda não comecei a escrituração porque estou em dúvida quanto ao capital social.  No contrato vem expresso "O capital encontra-se subscrito e integralizado pelos sócios da seguinte forma:". No entanto, esse valor não existe, gostaria de saber como eu, quanto contadora que estou assumindo essa contabilidade desde o início, devo proceder? Porque se eu fizer o lançamento de subscrição do capital, de que forma vou lançar essa integralização se não tem o valor?
    3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

RG
    2.921 pts
    Olá  boa tarde! Por ocasião da constituição de uma empresa, tem-se como lançamento de abertura da escrita a subscrição do capital e, em seguida, a realização (integralização), total ou parcial, desse capital, pois não se pode admitir que a empresa comece a funcionar sem que ao menos parte do capital subscrito pelos seus participantes seja realizada.A realização do capital subscrito pode-se dar em dinheiro e/ou em bens suscetíveis de avaliação em dinheiro. (Lei nº 10.406/2002 , art. 997 , III)
    MF
    🌱
    🌱 0 pts
     então, na teoria eu sei que é assim que deve ocorrer. Minha dúvida é como devo proceder na prática, já que a empresa já foi constituída e na realidade o dinheiro ainda não foi entregue. O que posso fazer? Ou o melhor é avisar ao cliente que não vou pegar a contabilidade dessa empresa, o que posso fazer na prática? Tem um prazo após a abertura da empresa pra começar a escrituração contábil?
    RG
    2.921 pts
     Entendo. Nesse caso recomendo que você no seu papel de Contadora da empresa, oriente os sócios a fazerem a integralização conforme consta no contrato social, para que seja feita a contabilização correta da empresa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.