Como fazer a distribuição dos Lucros SN

EP
    🌱

Boa tarde, gostaria de saber como faço a distribuição dos lucros de uma empresa do SN…faço apenas em dezembro ?
    Tem alguma aula ensinando como faço ?

8 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, o correto seria fechar o balanço e caso tiver lucro contábil e nada que impeça a distribuição conforme a legislação.

-Fazer a provisão - dividendos a pagar

-no pgto: dar baixa nessa conta e creditar (banco ou caixa da empresa).

Contudo, sabemos que muitos empresários fazem adto de lucros no decorrer do ano, então vc deve verificar antes de encerrar o balanço( através dos extratos ou confirmar com ele) se houve essa retirada.

Caso tiver, tem que lançar mensalmente e dps a contrapartida nos lucros do exercício ou acumulados.

Fora, as obrigações acessórias que devem ser informadas sobre os dividendos distribuídos

IRPJ; REINF; DIRF 2025; IRPF2025…

EP
    🌱

@Murilo P Souza Esse meu cliente faz retiradas constantes para a conta PF dele… como lanço essas movimentações na contabilidade?
    Posso colocar como adiantamento a fornecedor?

EP
    🌱

@Murilo P Souza Otimo, obrigado!
    Só mais uma pergunta… Caso ele faça essa retirada todos os meses…posso fechar o balaço só no final do ano, sem risco ?
    Dai esse adiantamento de lucro é lançado como distribuição de lucro correto ?

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Não, esse adto lucro, nada mais é doq uma antecipação.

Vamos supor q ele não antecipe, todo mês a empresa tem lucro de 10mil, no final do ano 120 mil de lucro do exercicio.

Ai desses 120mil se tem a opção de distribuir, ai sim é o lançamento tradicional.

Agr, no caso do adto, vou supor q de 10 mil ele retire 8mil, se vai lançando todo mês, no final do periodo o lucro do exercicio vai ser 120mil, contudo, já foi antecipado 96(8×12)= logo a conta de adto de lucro, deve ser zerada com uma contrapartida no lucros do exercicios ou lucros acumulados.

• 120-96= 24mil de lucro que sobrou ainda para distribuir

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.