CONCILIAÇÃO BANCÁRIA E DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS MENSAL

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Estou auxiliando um cliente prestador de serviços no Simples Nacional, que emite uma única NFS-e de R$ 16.000,00 ao final de cada mês. Os pagamentos são feitos no mês seguinte; por exemplo, o faturamento de 10/2024 terá os pagamentos realizados em 11/2024. Ele faz a retirada do o pró-labore liquido de R$ 1.256,68 no quinto dia útil e mantém o saldo na conta para cobrir despesas fixas(DAS, INSS, Plano de Saúde e Honorários) que vencem no dia 20. No dia do pagamento do pró-labore, ele também realiza uma distribuição de lucros intermediária de R$ 11.000,00, referente ao mês anterior.

Minha primeira dúvida é: está correto fazer essa conciliação bancária e distribuição de lucros dessa maneira, considerando o regime do Simples Nacional?

Além disso, gostaria de saber como posso garantir que as retiradas de lucros estejam de acordo com o § 1º do art. 6º da Resolução CGSN nº 4/2007. Esse procedimento de distribuição mensal intermediária de lucros é adequado para empresas prestadoras de serviços nesse regime?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Douglas, boa tarde.

Está correto sim, é o procedimento adotado por milhares de empresas que são unipessoais. O procedimento está adequado sim, desde que seja informado na contabilidade e na EFD Reinf, no ano que vem ao finalizar os documentos, as contas estarão zeradas.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.