Contabilização Apropriação do crédito de ICMS de contratos de Arrendamento Leasing - CIAP

ÁF
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal estou com uma dúvida sobre como devemos contabilizar o CIAP sobre os contratos de Arrendamento Leasing.

Eu sei que podemos nos creditar do ICMS sobre o leasing de arrendamento desde que tenhamos a nf de remessa etc.... até ai ok.
    meu arrendamento foi contabilizado no ativo Direito de uso e Passivo de arrendamento, minhas despesas são com base na depreciação e juros das parcelas pagas etc....agora onde contabilizo o ICMS creditado? pq não posso diminuir meu direito de uso.

Eu devo fazer um debito no ativo de CIAP a apropriar e o crédito "teoricamente seria contra o direito de uso", mas tudo que pesquisei fala que não posso diminuir meu direito de uso....achei algumas informações dizendo que a contrata partida é no resultado.

Alguém que tenha essa situação pode confirmar se seria isso mesmo?

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

GF
    🌱
    🌱 0 pts

Há a intenção de compra do imóvel pelo arrendatário no final do contrato? se sim, pode ser utilizado o crédito.

“A Lei Kandir (Lei complementar 87/1996), em seu art. 3° estabelece que o ICMS não incidirá sobre as operações de arrendamento mercantil financeiro, salvo em relação à venda do bem arrendado ao arrendatário.”

obs: o CPC 06 também pode ajudar caso preciso.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Aurea, tudo bem?

Apenas complementando a resposta do nosso colega, essa situação precisa de uma análise bem precisa. Entendo que a contabilização poderia ser feita da seguinte forma:

• D - CIAP a Apropriar (Ativo)

• C - ICMS a Recuperar (Ativo)

E o outro lançamento entendo que poderia ser na conta de resultados da seguinte forma:

• D - ICMS a Recuperar (Ativo)

• C - Recuperação de Despesas (Receita) e/ou ICMS (despesa)

Dessa forma, você está reconhecendo a apropriação do crédito de ICMS, e a contrapartida pode variar conforme a situação específica do uso desse crédito.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.