Contabilização das aplicações financeiras

GA
    🌱
    🌱 0 pts

Devo contabilizar os rendimentos ou apenas no resgate.

já faço contabilizando mensalmente os rendimento pro saldo ficar certo, de acordo com o rendimento, porém veio esse questionamento de outro colaborador.

então gostaria se alguém pode me da um norte e a base legal.

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

JA
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá, boa tarde. Em uma aplicação Financeira, todos os meses você deve contabilizar os rendimentos, pois a ideia das contas patrimoniais é justamente apresentar a posição financeira da empresa em determinado período, logo, não faz sentido contabilizar apenas no resgate se todos os meses essa conta aumenta o saldo em decorrência dos rendimentos. Agora o que vai ser lançado apenas no resgate será o IR e o IOF incidente sobre a operação, pois esses casos só acontecem exatamente no momento do resgate.

Espero ter ajudado!
    GA
    🌱
    🌱 0 pts

Então, João pedro, este foi o debate aqui pois um dos sócios alegou que não se contabiliza rendimentos, se não no resgate. 

Coisa louca, eu já faço isso a uns 10 anos e sempre contabilizei os rendimentos mensalmente e IOF e IRRF apenas em caso de resgate.  

ontem mesmo eu estava lendo a IN 1700  e no seu artigo 216 consta: 

Art. 216. Os rendimentos auferidos em aplicações de renda fixa e os ganhos líquidos auferidos em aplicações de renda variável serão acrescidos às bases de cálculo do lucro presumido e do resultado presumido no período de apuração da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação, não lhes sendo aplicável o regime de competência referido no § 9º do art. 215.

acredito que tenha sido a partir deste artigo que se tirou essa ideia de contabilizar apenas no resgate. 
    JA
    🌱
    🌱 0 pts
    Seu posicionamento está corretíssimo, Gerson. Além do mais, de nada vai servir a informação se estiver errada.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.