Distribuição de lucros desproporcional as cotas
Boa noite!
A empresa em 2025 fez seu encerramento do exercício e os lucros apurado no mesmo período foi destinado ao sócios e tal valor foi registrado em ata , para que fique respaldado de tributação de IR
31/12/2025
D - Lucros acumulado ou exercício (PL)
C - lucros a distribuir ( passivo circulante) 99%
C - lucros a distribuir ( passivo circulante) 1%
Obs1: a conta lucro a distribuir, no meu plano de conta e genérico não é desmembrado para cada sócio, então eu fiz um lançamento múltiplo na mesma mas com valores proporcional a cada sócio e no histórico coloquei que referente a cada sócio
Obs 2: no contrato social os sócio a e b tem respectivamente 99% e 1% na participação no capital social, mas entretanto tem uma cláusula no mesmo que a distribuição dos lucros será de forma desproporcional.
Com base na obs2 eu creditei os lucros apurado no período e transferir para o passivo mas na conta de cada sócio mas de forma proporcional , minha dúvida apesar de no contrato prever em cláusula a distribuição desproporcional, o lançamento para o passivo tem que ser de forma proporcional?
Agora em 2026 os lucros creditado no passivo ainda tem um saldo muito está sendo distribuído para esses sócios que está previsto na ata seguro de IR
E os sócio faz retirada mensal desproporcional as cotas mas como lucros a distribuir e muito alto
Mas houve alteração contratual em 2026 onde sócio que tinha 99% passou a ter 5% , sócio b que tinha 1% passou a ter 5% e entrou novo sócio c que passou ter 90% , onde o socio a cedeu cotas para b e C
E janeiro a maio houve distribuição de lucros para sócio a , b e C onde os sócios anteriores estou debutando da conta lucros distribuir normalmente mesmo que houve mudança das cotas , pois são valores que já tinha direito antes da alteração.
Mas a distribuição de lucros para sócio c , como não direito a esse lucro do passivo, como devo lançar?
No contrato que previsão de fazer balanço intermediário , mas o cliente me manda o inventário de estoque no final de cada trimestre pois já cobrei para que mandasse mensalmente mas eles alegam que não conseguem, então fecho no trimestre o zeramento , para os sócios anteriores fico tranquilo mesmo resgatando mensal tem lucros altos suficiente para garantir, mas para o sócio c , devo lançar para adiantamento a sócio e quando fechar o trimestre compensar com lucros apurado?
Esses lucros apurado no trimestre de 2026 vou jogar para contas individuais no passivo para cada sócio e assim fica separado da conta lucro a distribuir aí tenho controle do lucros da ata e outro fora da ata ?
Quando fechar no trimestre de 2026 preciso fazer diferente pois a distribuição é desproporcional as cotas ? Ou seria o ideal jogar ao invés de contas dos sócios separado no passivo, jogar para conta distribuição de lucros intermediária (PL redutora)
D - distribuição de lucros intermediária ( PL redutora)
C - banco
Assim vai reduzir o lucros apurado do trimestre de 2026 , e no histórico colocar o nome do sócio que está recebendo a distribuição pode?
Então essas seguintes situações se puder me explicar e com os lançamentos corretos a serem feitos ou seu meu raciocínio está correto.
Respostas da Comunidade (0)
Ainda sem respostas da comunidade. Seja o primeiro a responder!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.